“Pouvoir” é o título do espetáculo de marionetas que a companhia belga Une Tribu Collectif apresenta em Évora, na quarta e quinta-feira, integrado na Capital Europeia da Cultura (CEC), convidando o público a interrogar-se sobre o poder.
Em comunicado, a associação Évora 2027, gestora da CEC Évora_27, indicou que o espetáculo sobe ao palco do Teatro Garcia de Resende, às 21:00 de quarta e de quinta-feira.
Segundo a associação, “Pouvoir” (poder, em português) conta a história de uma marioneta que se cansa de representar o mesmo espetáculo, do qual “não gosta, e decide tomar o poder”.
A marioneta “quer deixar de viver por procuração e passar a decidir o que lhe acontece, assumindo o controlo daqueles que sempre a manipularam”, desvendou.
De acordo com Évora 2027, “a mudança não é simples”, porque “os marionetistas estão apegados aos seus empregos e não parecem dispostos a abdicar do lugar que ocupam”.
“Entre promessas, negociações e disputas, instala-se um jogo de poder em que as posições se transformam e as relações de força se deslocam continuamente”, salientou.
É neste confronto, destacou, que o espetáculo coloca uma questão ao público: “Podemos sonhar com outro sistema?”.
“Pouvoir” junta “humor e sentido crítico”, num convite à reflexão “sobre o poder, a manipulação e a possibilidade de imaginar outros sistemas”, resumiu.
E, “sem perder a dimensão lúdica e o sentido de humor, o espetáculo transforma o palco num lugar de questionamento e de imaginação política”, acrescentou.
Apresentada em francês, com legendagem em português, a peça é concebida e encenada por Cécile Maidon, Noémie Vincart e Michel Villée.














