Setembro terminou, mas a época das vindimas ainda deixa algumas oportunidades para conhecer o processo que começa na vinha e antecede a chegada do vinho à garrafa.
No Alentejo, o vinho cruza diferentes territórios. A região conta com oito sub-regiões com Denominação de Origem: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos, Vidigueira, Évora, Granja-Amareleja e Moura.
É também durante setembro e outubro que várias unidades de enoturismo associam a vindima à experiência turística, permitindo aos visitantes acompanhar algumas das tarefas realizadas neste período.
O “Por Aqui” foi perceber o que ainda é possível fazer nos próximos dias.
Évora: escolher e pisar uvas na Quinta de Valbom
Em Évora, o programa de vindimas da Adega Cartuxa decorre até 4 de outubro na Quinta de Valbom.
Há sessões às 11h00 e às 16h00, nas quais os participantes podem acompanhar parte do processo, incluindo a escolha da uva e a pisa. A experiência termina com uma prova de seis vinhos acompanhada por produtos regionais, existindo também uma modalidade que inclui refeição na Enoteca Cartuxa, no centro de Évora.
Trata-se, por isso, de uma das possibilidades para quem pretende aproveitar precisamente esta transição entre setembro e outubro.
A experiência necessita de reserva junto da organização.
Monforte: da colheita manual à prova do mosto
Mais a norte, no concelho de Monforte, Torre de Palma mantém igualmente um programa dedicado às vindimas de 2026.
A atividade começa às 10h00 e inclui passagem pelas vinhas, identificação das castas, colheita manual da uva, seleção dos cachos e visita à adega, onde é realizada uma prova dos mostos da vindima deste ano.
Durante setembro, o programa contempla ainda a pisa tradicional da uva em lagares de mármore de Estremoz, dependente da disponibilidade de uva.
A experiência sem almoço tem um preço anunciado de 60 euros por pessoa, passando para 120 euros quando inclui almoço com harmonização de vinhos. A participação depende de reserva.
Para quem pretenda fazer esta componente específica da pisa da uva, resta pouco tempo: a unidade indica que essa atividade é realizada apenas durante setembro.
10 de outubro: quando a vindima dá lugar à Adiafa
Mesmo depois da recolha das uvas, o calendário associado às vindimas não termina necessariamente na vinha.
Em Torre de Palma está marcada para 10 de outubro a terceira edição da Adiafa — Festa de Encerramento das Vindimas.
A adiafa está associada ao final dos trabalhos agrícolas e, neste caso, o programa começa às 17h30 com uma prova dos mostos da colheita de 2026. Seguem-se um momento ao pôr do sol, música e uma refeição ao ar livre. O preço anunciado é de 65 euros por pessoa, mediante reserva.
É outra forma de abordar a vindima: não através da apanha, mas do momento que assinala o encerramento da campanha.
A vindima como porta de entrada para conhecer o território
Participar numa atividade deste género não significa necessariamente dedicar toda a viagem ao vinho.
Em Évora, a experiência pode ser conjugada com uma passagem pelo centro histórico. No norte alentejano, uma deslocação a Monforte permite construir um percurso que continue por outros concelhos do distrito de Portalegre.
É precisamente essa relação entre experiências e território que o “Por Aqui” pretende explorar.
O vinho pode ser o ponto de partida para uma viagem, mas em redor estão património, gastronomia, paisagem e localidades que permitem prolongar o percurso.
Nem todas as vindimas acontecem ao mesmo tempo
Há também uma particularidade que importa ter em conta.
Não existe uma data única para a vindima. O momento da colheita depende, entre outros fatores, da casta, localização da vinha e condições meteorológicas verificadas em cada ano. Em Portugal, ocorre habitualmente entre o final do verão e o início do outono.
Por isso, os programas turísticos ligados à vindima também têm períodos diferentes e algumas atividades ficam condicionadas à existência de uva por colher.
Antes de partir, é recomendável confirmar diretamente com cada produtor se a experiência se mantém disponível no dia pretendido.
Por Aqui | Para guardar
Adega Cartuxa — Évora
Programa de vindimas até 4 de outubro
Horários anunciados: 11h00 e 16h00
Reserva necessária.
Torre de Palma — Monforte
Programa de vindimas 2026
Colheita, seleção da uva e prova de mostos
Pisa tradicional apenas em setembro e mediante disponibilidade
A partir de 60 euros por pessoa.
Adiafa — Torre de Palma
10 de outubro de 2026
Início às 17h30
65 euros por pessoa
Reserva necessária.
Nota: preços, horários, disponibilidade e condições são os anunciados pelas respetivas entidades à data da publicação e devem ser confirmados antes da deslocação.
Por Aqui é a rubrica de turismo do Jornal ODigital.pt dedicada a roteiros, destinos, gastronomia, património, natureza e experiências.
















