O concelho de Mora assinala o Mês do Idoso com um programa de atividades gratuitas que se prolonga até 31 de outubro e inclui música, poesia, exercício físico e convívio. A Câmara Municipal disponibiliza também transporte gratuito para várias iniciativas, com partidas de diferentes localidades do concelho.
Segundo a autarquia, esta iniciativa anual pretende “sensibilizar para o envelhecimento ativo e a salvaguarda dos seniores”, através de uma agenda dirigida à população sénior.
A próxima atividade está marcada para amanhã, 3 de outubro, às 10h00, no Centro Cultural de Cabeção: uma exposição de fotografia sobre as atividades dos utentes dos lares do concelho. No dia 5, às 13h00, realiza-se um almoço de convívio na Quinta de Santo António, em Mora.
Poesia em Pavia e festival de acordeões em Brotas
O Encontro de Poetas Populares regressa no dia 24 de outubro, às 15h00, ao Grupo Musical Paviense, em Pavia.
Já o III Festival de Acordeões “Sertório Ramalho” está agendado para 31 de outubro, às 15h30, na Casa do Povo de Brotas.
O cinema integra igualmente a programação, com a projeção do filme “Maria Papoila”, no dia 14 de outubro, às 21h00, no Centro Cultural de Cabeção.
Feira da Saúde, exercício físico e tertúlias
Nos dias 9 e 10 de outubro, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Mora recebe a Feira da Saúde, promovida no âmbito do CLDS.
A Casa da Cultura de Mora acolhe, no dia 12, às 10h00, uma aula de ioga e a apresentação de um livro de Rita Goldrajch. Dois dias depois, a Piscina Municipal de Mora recebe uma aula de hidroginástica, também às 10h00. Nesse dia, às 14h00, está previsto um workshop de renda, com um encontro intergeracional, na sede da ARPI.
As tertúlias com uma psicóloga realizam-se nos dias 21 e 23 de outubro. A primeira data inclui sessões na Casa da Cultura de Mora, às 10h30, e na Junta de Freguesia de Brotas, às 14h30. No dia 23, as conversas decorrem no Centro Cultural de Cabeção, às 10h30, e no centro da Santa Casa da Misericórdia de Pavia, às 14h30.
A caminhada concelhia está marcada para 28 de outubro, às 10h00, em Cabeção. O programa contempla ainda animação nos lares de Cabeção, Brotas, Mora e Pavia, distribuída pelos dias 8, 15 e 29.
Visita a Montemor-o-Novo e transporte gratuito
No dia 22 de outubro, a iniciativa “Turistas no Concelho Vizinho” leva os participantes a Montemor-o-Novo. O programa prevê uma visita ao castelo e à Ermida de Nossa Senhora da Visitação, às 10h00, almoço no restaurante “A Ribeira”, às 12h30, e uma visita à fábrica “Melgão, Cacau e Chocolates”, às 15h00.
A Câmara Municipal assegura transporte gratuito para o almoço de convívio de 5 de outubro, a visita a Montemor-o-Novo, o Encontro de Poetas Populares, a caminhada concelhia e o Festival de Acordeões.
Os percursos divulgados incluem partidas de Mora, Brotas, Cabeção, Pavia e Malarranha, consoante a atividade, para permitir a participação de residentes das diferentes freguesias.













