Câmara de Mora prepara plano de ação climática para enfrentar calor, seca e incêndios

O Plano Municipal de Ação Climática de Mora vai identificar riscos e definir prioridades para reduzir consumos, gerir a água e adaptar o concelho ao calor.

A Câmara Municipal de Mora está a elaborar o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), que vai identificar os riscos associados ao calor, à seca e aos incêndios e definir medidas para preparar o concelho para os efeitos das alterações climáticas.

Segundo a autarquia, o documento permitirá conhecer os consumos de energia e as emissões de gases com efeito de estufa no território, bem como avaliar as oportunidades de produção de energia a partir de fontes renováveis.

Este diagnóstico servirá de base à definição de “prioridades e medidas para os próximos anos”, abrangendo áreas como a utilização da água, a mobilidade, a prevenção de incêndios e a proteção dos espaços naturais.

Água, energia e adaptação das zonas urbanas

Entre as áreas a considerar no plano estão a redução dos consumos de energia, a produção de energia renovável e a utilização mais eficiente da água.

A mobilidade sustentável e a adaptação das zonas urbanas aos períodos de maior calor e seca também integram o trabalho anunciado pela Câmara de Mora.

O objetivo é identificar oportunidades para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e reforçar a capacidade do município para responder aos impactos das alterações climáticas. As medidas a definir deverão ter por base os riscos e as necessidades identificados no concelho.

Município prevê reduzir consumos e custos

A Câmara de Mora indica que as medidas poderão contribuir para “uma gestão mais eficiente dos recursos públicos”, através da redução dos consumos e dos custos municipais.

A elaboração do PMAC envolve os diferentes serviços da autarquia, procurando assegurar que as propostas sejam “concretas, realistas e adequadas à realidade do concelho de Mora”.

Com este trabalho, o município pretende preparar o território para os efeitos das alterações climáticas que já se fazem sentir e para os que poderão acentuar-se no futuro.

Mais notícias

Universidade Sénior de Mora abre ano letivo com receção aos alunos

A Universidade Sénior de Mora iniciou o ano letivo 2026/2027 no dia 6 de...

Quercus defende plano “estruturado” para controlar aumento de javalis

A organização ambientalista Quercus defendeu hoje a criação de um plano "estruturado e abrangente"...

Governo abre apoio de 30 milhões para transformar águas residuais em água para reutilização

O novo aviso do Sustentável 2030 destina-se a municípios, empresas públicas e concessionárias e...

Câmara de Mora conclui remarcação da sinalização na EM501 por 17,8 mil euros

A Câmara Municipal de Mora concluiu os trabalhos de remarcação da sinalização horizontal na...

Fogo lavra em zona de pinheiros, sobreiros, mato e pasto em Alcácer do Sal

Um incêndio florestal deflagrou hoje à tarde numa herdade agrícola na zona de Palma,...

Câmara de Mora realiza obras no Estaleiro Municipal e na Casa da Cultura

A Câmara Municipal de Mora realizou intervenções de manutenção e conservação no escritório do...

Festival “de fio a Pavia” leva música e criação contemporânea a vários espaços da vila a 17 de outubro

Pavia, no concelho de Mora, recebe no próximo dia 17 de outubro uma nova...

Mês do Idoso em Mora tem atividades gratuitas até 31 de outubro

O concelho de Mora assinala o Mês do Idoso com um programa de atividades...

Viana do Alentejo: Incêndio consome salsicharia em Alcáçovas

Um incêndio deflagrou na tarde desta sexta-feira, dia 2 de outubro, numa salsicharia em...