Alto Alentejo: CIM avança para instalação de novas torres e um drone para vigilância de incêndios

A CIMAA lançou um concurso para instalar seis torres fixas, duas torres móveis e um drone. Joaquim Diogo espera ter o sistema operacional em 2027.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) lançou um concurso público para ampliar o sistema de videovigilância de incêndios florestais. A segunda fase prevê seis novas torres fixas, duas torres móveis e um drone, num contrato com um preço base de 637.430,15 euros, sem IVA. O presidente da CIMAA, Joaquim Diogo, espera ter os equipamentos a funcionar na época de incêndios de 2027.

“Acima de tudo, isto é um complemento. Portanto, é a segunda fase”, explicou Joaquim Diogo ao jornal ODigital.pt. O presidente recordou que a rede já dispõe de dois pontos de vigilância: “Temos câmaras instaladas na Serra de São Mamede e no Castelo de Marvão.”

Segundo o responsável, o sistema existente permite identificar colunas de fumo e focos de calor, para que as autoridades verifiquem as ocorrências e possam agir mais cedo. As imagens são analisadas numa sala de controlo, sendo a sua visualização coordenada pela Guarda Nacional Republicana (GNR), indicou.

Novas torres previstas para cinco concelhos

As seis torres abrangidas pelo concurso serão instaladas nos concelhos de Nisa, Gavião, Crato, Ponte de Sor e Alter do Chão. Ponte de Sor receberá duas, em Salteiros e Montargil. As restantes localizações previstas no caderno de encargos são o posto de vigia de São Miguel, em Nisa, Gavião, Vale–Peso, no Crato, e Alter do Chão.

Joaquim Diogo afirmou que a seleção dos locais teve sobretudo em conta o risco de incêndio e foi trabalhada com a GNR e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. As torres terão câmaras para acompanhar o território e equipamentos de deteção automática nos espectros visível e infravermelho.

O concurso inclui também duas torres móveis e um drone, destinados a complementar as torres fixas nos restantes concelhos. Estes meios poderão ser deslocados para apoiar a vigilância ou o acompanhamento de uma ocorrência; a sua inclusão não significa que todos esses locais passem a ter observação permanente.

O presidente da CIMAA explicou que, durante um incêndio, os equipamentos móveis poderão mostrar às equipas zonas que as câmaras fixas não conseguem observar a partir da sua posição.

No terreno, o objetivo é fornecer “dados em cima da hora que ajudam à tomada de decisão”, nomeadamente sobre a colocação de meios e outras medidas necessárias durante a operação. O sistema será usado em articulação com a GNR, a Proteção Civil e os bombeiros, acrescentou.

Presidente da CIMAA espera sistema operacional em 2027

Joaquim Diogo quer que esta segunda fase, que conta com um prazo de execução de oito meses, esteja concluída a tempo da próxima época de incêndios. “Precisamos ter o equipamento operacional todo devidamente oleado”, afirmou, ao apontar para 2027.

Questionado sobre o financiamento, o presidente da CIMAA afirmou que o projeto “tem um financiamento de 85%” através do Alentejo 2030″ e que “a parte restante será assegurada pelos 15 municípios do Alto Alentejo, disse.

Embora admita utilizações futuras em outras situações de proteção civil, Joaquim Diogo sublinhou que “estes primeiros investimentos têm a base muito focada nos incêndios”. O recurso aos meios móveis poderá, segundo o presidente, ser útil também em ocorrências como cheias ou sismos.

Já para uma eventual terceira fase, o autarca apontou a possibilidade de reforçar o sistema com “equipamentos móveis não tripulados”.

Mais notícias

Alto Alentejo faz operação de charme para entrar nas escolhas de 18 jovens médicos (c/fotos)

O Alto Alentejo recebeu esta sexta-feira, 9 de outubro, 18 jovens médicos numa iniciativa...

Saúde mental saiu à rua no Crato para aproximar o apoio de quem precisa (c/fotos)

O Jardim Municipal do Crato recebeu, esta sexta-feira, 9 de outubro, o Fórum de...

IPDJ abre concurso para cargo ocupado por Maria Inês Guerreiro na Direção Regional do Alentejo

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu um concurso para o cargo...

Grândola: Hotel com 90 camas e spa avança com concurso público de 7,4M€

A construção de um empreendimento turístico na Herdade do Cuco, no concelho de Grândola,...

Estremoz: Obras na Escola Sebastião da Gama ainda aguardam financiamento enquanto sobem para 8M€

A requalificação da Escola Básica Sebastião da Gama, em Estremoz, está agora estimada em...

Hotel no Convento das Servas continua sem projeto entregue na Câmara de Borba

O projeto turístico previsto para o Convento das Servas, em Borba, continua sem qualquer...

Câmara de Nisa investe 17 mil euros na ampliação do sistema de rega

A Câmara de Nisa, distrito de Portalegre, vai avançar com ampliação do sistema de...

Monforte reforça frota municipal com novo pesado de mercadorias

A Câmara Municipal de Monforte adquiriu um novo veículo pesado de mercadorias para reforçar...

Semáforos no cruzamento de Bencatel “não é a solução ideal”, afirma autarca de Vila Viçosa que defende criação de rotunda

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, considera que a instalação...