Cerca de 420 pessoas participaram esta quinta-feira, 1 de outubro, no almoço comemorativo do Dia Internacional do Idoso, em Sousel, segundo o presidente da Câmara Municipal, Manuel Valério.
O autarca apresentou a iniciativa como uma forma de reconhecimento pelo trabalho e pelo contributo dos idosos para a comunidade. O encontro, promovido pelo município no Pavilhão Multiusos de Sousel, tinha um programa que incluía almoço e animação musical.
Em declarações ao jornal ODigital.pt, Manuel Valério afirmou que a adesão “superou todas as nossas expectativas”, referindo que o pavilhão estava cheio.
O presidente destacou a presença de pessoas que, ao longo da vida, “tudo fizeram e tudo trabalharam em prol do concelho”. Nesse sentido, explicou que a autarquia ofereceu o almoço como forma de reconhecer esse percurso e o contributo dos participantes para a vida local.
“Podem sempre contar com a Câmara Municipal de Sousel como nós ao longo dos passados anos contamos com eles”, afirmou.
Atividades para manter os seniores ativos
Para além da comemoração, Manuel Valério referiu que o município desenvolve atividades ao longo do ano para manter a população sénior ativa e proporcionar oportunidades de convívio.
O autarca apontou a Universidade Sénior, cujo próximo ano letivo começa a 6 de outubro, e a realização de atividades desportivas, lúdicas e sociais.
A programação inclui também deslocações a Fátima e à praia. Sobre estas últimas, o presidente recordou que, na primeira iniciativa, participaram pessoas que nunca tinham visitado a praia.
“Posso lhe dizer que quando fizemos isto a primeira vez, havia pessoas que ainda nunca tinham ido à praia”, declarou.
Manuel Valério mencionou ainda as deslocações ao Teatro Politeama, em Lisboa, para assistir a teatro de revista, esclarecendo que esta iniciativa está aberta a toda a população que se queira inscrever.
Encontros de Natal nas freguesias rurais
Na entrevista, o presidente adiantou que a Câmara vai realizar, na época de Natal, um almoço em cada freguesia rural do concelho.
Segundo explicou, a realização destes encontros nas freguesias permite chegar a pessoas que não participam no almoço em Sousel, por dificuldades de mobilidade ou por outras razões.
A intenção, afirmou, é proporcionar momentos de encontro e desenvolver atividades para que os idosos se mantenham ativos e “não se sintam presos em casa”.



































































































