Domingo, Maio 19, 2024

Vila Viçosa: Rota do Livro inaugurada

- Pub -

Depois de no ano passado a Rota do Livro ter passado pela freguesia de Bencatel, este ano o evento passa pela sede de concelho, nas instalações do antigo Café Restaurante FRAMAR.

A Rota do livro foi inaugurada esta quarta-feira, dia 8 de maio, numa iniciativa que pretende «dinamizar um pouco o gosto pela literatura e pelos livros», segundo Tiago Salgueiro, vice-presidente da autarquia calipolense.

«Sabemos que, hoje em dia, existe uma espécie de massificação em termos do saber muito vocacionado para as redes sociais. O que pretendemos aqui é, de facto, dinamizar o gosto pelo livro», salientou o autarca.

O evento vai ter ainda a participação de autores de livros que estão agora expostos. No dia 11, Mónica Guerra vai estar presente pelas 15h, já Carmen Garcia às 16:30h. No dia 12, às 16:30h, Rui Marcelino vai falar do seu trabalho.

Mónica Guerra: Autora dos livros “De manhã já te esqueci” (baseado na sua tese de licenciatura) “A Prometida” (romance de época) em 2015, e “Inverno – uma nova vida” (romance de época).

Carmen Garcia: Autora do Blog “A Mãe Imperfeita”, de quatro livros Infantis e do livro “A última Solidão” que aborda a velhice e a institucionalização de idosos de uma forma nunca antes feita em Portugal; o livro vai na sétima edição.

Rui Marcelino: Empresário, mas gosta de dedicar parte do seu tempo livre à escrita. Escreve livros infantis, usando o pseudônimo Daniel Goose; esses livros fazem parte da coleção “Reino Imaginário” todos em português e inglês.

«Queremos dar continuidade e, eventualmente, até dar uma nova envergadura, um novo formato a esta iniciativa no ano que vem», referiu ainda Tiago Salgueiro.

Falando no futuro, o vice-presidente reforçou que a «ideia» é associar outras atividades culturais e trazer mais autores, assim como «desenvolver também um conjunto de iniciativas que estejam relacionadas com os livros, mas que permitam dar a conhecer esse contacto, que é desejável, entre o público e os autores que se encontram ou se encontrarão no mercado nos próximos anos».

«A ideia é um pouco essa, mas associar sempre a vertente cultural, eventualmente com a utilização de outros espaços emblemáticos aqui de Vila Viçosa. Também dar maior envergadura, uma maior dimensão e talvez uma maior duração em termos do evento», complementou.

Rui Oliveira, responsável pela Rota do Livro, afirmou também que o principal interesse da iniciativa é «divulgar a cultura» em «todos os concelhos de Portugal».

Fique de seguida com as imagens da inauguração, numa foto-reportagem de Dinis Faneca:

- Pub -

Também pode gostar

- Pub -

Últimas Notícias

Évora: Abraham Cupeiro & Orquestra de Câmara Eborae Musica e Lina_ na primeira noite do ‘Imaterial’ (c/fotos)

Iniciou na passada sexta-feira, 17 de maio, a quarta edição do Festival Imaterial. Um certame que se prolonga até...