
Nas últimas semanas muito se tem falado no novo Coronavirus, agora chamado de COVID-19, mas ganhou maior ênfase com a detecção de pessoas infectadas em Portugal com este vírus.
A nível nacional alguns eventos têm sido cancelados ou adiados, como é o caso da Bolsa de Turismo de Lisboa, mas também a nível regional como foi o caso da Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.
Muitas duvidas têm surgido na comunidade, pelo que ODigital.pt vai nos próximo dias esclarecer algumas duvidas sobre este novo vírus, o COVID-19.
O QUE É UM CORONAVÍRUS?
Os coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infecção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.
O QUE É ESTE NOVO CORONAVÍRUS?
O novo coronavírus, designado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em Dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado antes em seres humanos.
O COVID-19 É O MESMO QUE O SARS?
Não. Os coronavírus são uma família larga de vírus e o COVID-19 não é igual ao que causa o SARS (Síndrome Respiratório Agudo Grave). Contudo, análises genéticas demonstram que são relacionados.
COMO SE TRANSMITE?
A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infectadas pelo vírus, ou superfícies e objectos contaminados.
Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir directamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.
As gotículas podem depositar-se nos objectos ou superfícies que rodeiam a pessoa infectada. Por sua vez, outras pessoas podem infectar-se ao tocar nestes objectos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.
Fonte: DGS