IHRU coloca 14 casas a concurso no Alentejo com rendas desde 376 euros

As 14 casas distribuem-se por quatro concelhos do Alentejo, com rendas entre 376 e 572 euros. As candidaturas terminam a 17 de setembro na plataforma do IHRU.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) colocou a concurso 14 habitações para arrendamento acessível no Alentejo, distribuídas pelos concelhos de Beja, Évora, Reguengos de Monsaraz e Santiago do Cacém.

As casas integram um conjunto nacional de 77 habitações abrangidas por nove concursos do Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA). Segundo um comunicado do IHRU, citado pela agência Lusa, as candidaturas podem ser apresentadas até 17 de setembro.

A consulta da plataforma IHRU Arrenda permite apurar que as habitações disponíveis no Alentejo têm tipologias entre T2 e T4, com rendas mensais entre 376 e 572 euros.

Beja tem seis habitações disponíveis

Beja é o concelho alentejano com maior número de casas neste concurso, num total de seis. Estão disponíveis quatro habitações T2 e duas T3, com rendas entre 412 e 542 euros.

Cinco dos imóveis localizam-se na União das Freguesias de Beja (Salvador e Santa Maria da Feira) e o restante na União das Freguesias de Beja (Santiago Maior e São João Baptista).

As áreas das habitações situadas em Beja variam entre 85 e 112 metros quadrados.

Cinco casas a concurso em Évora

No concelho de Évora estão disponíveis cinco habitações, quatro das quais de tipologia T2 e uma T3. Os valores das rendas variam entre 376 e 572 euros.

Três casas localizam-se na União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde. As restantes duas situam-se na União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras.

As áreas vão dos 57 aos 103 metros quadrados. É em Évora que se encontra a renda mais baixa entre as habitações alentejanas colocadas a concurso, no valor de 376 euros por um T2.

Reguengos de Monsaraz recebe dois imóveis

Em Reguengos de Monsaraz foram colocadas a concurso duas habitações. Uma é de tipologia T3, tem 126 metros quadrados e uma renda de 417 euros.

A segunda é um T4 com 136 metros quadrados, para o qual está indicada uma renda mensal de 440 euros. Ambas se localizam na freguesia de Reguengos de Monsaraz.

Habitação T2 disponível em Santo André

O concurso inclui ainda uma casa no concelho de Santiago do Cacém. Trata-se de uma habitação T2 localizada em Santo André, com 87 metros quadrados e uma renda mensal de 527 euros.

Embora pertença ao distrito de Setúbal, Santiago do Cacém integra o Alentejo Litoral. Neste conjunto de concursos não estão disponíveis habitações em concelhos do Alto Alentejo.

Candidaturas terminam a 17 de setembro

Podem concorrer pessoas singulares ou agregados habitacionais que cumpram as condições de acesso ao Programa de Apoio ao Arrendamento e os critérios estabelecidos no aviso do concurso.

De acordo com a informação divulgada pelo IHRU e citada pela Lusa, os interessados têm de obter previamente o Certificado de Registo de Candidatura na plataforma do PAA, disponível no Portal da Habitação. Para isso, devem preencher os dados do agregado e anexar a documentação solicitada.

Após a emissão do certificado, a candidatura deve ser submetida na plataforma IHRU Arrenda até às 23h59 de 17 de setembro. O sorteio relativo ao concurso da região Sul está marcado para 29 de setembro, às 15h00.

Mais notícias

No Festival Guadiana, autarca de Évora defende que «escrever é viver contra o medo»

O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, defendeu que a literatura e...

Guadiana quer transformar Évora num ponto de encontro entre culturas e ultrapassar fronteiras através da literatura

O 1.º Guadiana – Festival de Literaturas Afro-Ibero-Americanas arrancou esta sexta-feira, 9 de outubro,...

Évora: Artista brasileira nomeada para Grammys Latinos atua no Armazém 8

A artista brasileira Juliana Linhares, nomeadamente para os Grammys Latinos, vai atuar em Évora,...

OE2027 prevê abertura à exploração da ligação ferroviária Évora–Badajoz

A proposta de Orçamento do Estado para 2027 (OE2027) prevê a abertura à exploração...

Bispo emérito de Beja António Vitalino Dantas morre aos 85 anos

O bispo emérito de Beja, António Vitalino Dantas, de 85 anos, morreu hoje de...

Évora: Associação da Malagueira promove sessão sobre saúde e prevenção social

A Associação de Reformados e Idosos da Freguesia da Malagueira vai promover, no próximo...

Festival Guadiana arranca em Évora com 28 autores afro-ibero-americanos

Vinte e oito autores, de nove países, participam no 1.º Guadiana – Festival de...

OE2027: Governo identifica 117 milhões de euros para projetos no Alentejo

A proposta de Orçamento do Estado para 2027 (OE2027), entregue esta quinta-feira, 8 de...

OE2027 prevê 15 milhões de euros para o novo Hospital Central do Alentejo

A proposta de Orçamento do Estado para 2027, entregue esta quinta-feira, 8 de outubro,...