Festival Castro Mineiro 2026 inclui dia aberto na Mina de Neves-Corvo, cante e arqueologia

O Festival Castro Mineiro decorre de 4 a 6 de setembro, em Castro Verde, com visitas à mina, cante alentejano, arqueologia, humor e atividades familiares.

O Festival Castro Mineiro 2026 vai decorrer entre 4 e 6 de setembro, em Castro Verde, com um programa que inclui um dia aberto na Mina de Neves-Corvo, conferências, uma exposição de fotografia, cante alentejano, humor e atividades para famílias.

As iniciativas agora divulgadas pela Câmara Municipal de Castro Verde completam a programação musical anteriormente anunciada e distribuem-se por espaços como o Museu da Lucerna, o Parque da Liberdade e a Mina de Neves-Corvo.

Arqueologia de Neves-Corvo em conferência e exposição

O património arqueológico de Neves-Corvo estará em destaque no dia 4 de setembro. A conferência «Neves-Corvo: Tesouros Arqueológicos de um Território Mineiro» começa às 15h00, no Museu da Lucerna, e contará com a participação de Samuel Melro, Ricardo Vaz e Cidália Matos.

A sessão será dedicada aos vestígios arqueológicos identificados no território de Neves-Corvo, com testemunhos que abrangem o período entre a Idade do Ferro e a época romana.

Às 18h30 será inaugurada, no Parque da Liberdade, uma exposição de fotografia com o mesmo título. A mostra permanecerá naquele espaço durante os três dias do festival.

O programa inclui também um convite à visita ao Museu da Lucerna. Segundo o município, o equipamento reúne a maior coleção de lucernas romanas do mundo, com peças dos séculos I a III d.C. descobertas em 1994, em Santa Bárbara dos Padrões.

Cante alentejano e grupos das terras mineiras

O cante alentejano integra a programação através de grupos corais de diferentes concelhos da região. Na sexta-feira realiza-se a iniciativa «Cantares de Terras Mineiras», com o Grupo Coral Guadiana de Mértola e o Grupo Coral Os Cardadores da Sete.

No sábado atuam o Grupo Coral Feminino «Flores do Campo», de Almodôvar, e o Grupo Coral «Os Ganhões», de Castro Verde.

A programação cultural contempla ainda atuações de Joana Gonçalves e Terra Forte, David Garcez e Linhas Cruzadas. O humor estará representado por Algarvie Marafade e João Caçoilas.

Mina de Neves-Corvo abre ao público no sábado

A Mina de Neves-Corvo recebe, no dia 5 de setembro, a iniciativa «Raízes na Terra. Olhos no Futuro». O dia aberto decorrerá entre as 9h00 e as 12h00, mediante inscrição e com lotação limitada.

Também no sábado, às 16h00, o Grupo de Intervenção da Somincor realiza uma demonstração de resgate no Parque da Liberdade.

A iniciativa pretende mostrar ao público os procedimentos associados à intervenção e ao salvamento no contexto da atividade mineira.

Espaço infantil, campismo e piscinas municipais

O Festival Castro Mineiro terá ainda um espaço infantil com insufláveis. O Parque de Campismo e as Piscinas Municipais estarão disponíveis durante o fim de semana para os visitantes que permaneçam em Castro Verde.

O programa completo do Festival Castro Mineiro 2026 pode ser consultado online.

Mais notícias

Câmara de Castro Verde instala 1.050 guarda-chuvas coloridos na Rua Morais Sarmento

A instalação de 1.050 guarda-chuvas coloridos suspensos na Rua Morais Sarmento, em Castro Verde,...

Virgem Suta encabeçam primeira edição do Festival Vai Descalço em Vila Nova da Baronia (Alvito)

Os Virgem Suta encabeçam a programação da primeira edição do Festival Vai Descalço, que...

Festival Monteamor estreia-se em Montemor-o-Novo com Ricardo Ribeiro e Harry Grande

O Jardim Público de Montemor-o-Novo recebe, entre 18 e 20 de setembro, a primeira...

Mau cheiro e moscas afetam Aljustrel e Castro Verde devido a lamas na agricultura

Autarcas e populações de Aljustrel e Castro Verde queixam-se do mau cheiro e de...

Castro Verde assinala início do ano letivo com vales para material escolar e prémios de mérito

O Município de Castro Verde vai assinalar o início do ano letivo 2026/27 com...

Castro verde: Celina da Piedade encerra este domingo o Festival Castro Mineiro

Celina da Piedade atua este domingo, 6 de setembro, no encerramento do Festival Castro...

Soraia Ramos atua este sábado no Festival Castro Mineiro em Castro Verde

Soraia Ramos sobe este sábado, 5 de setembro, ao palco principal do Festival Castro...

Maria da Graça Carvalho destaca «simbiose» entre atividade mineira e população no Festival Castro Mineiro

O Festival Castro Mineiro constitui uma «simbiose entre a atividade mineira e a população...

Castro Mineiro é «muito mais do que um evento cultural», afirma responsável da Boliden Somincor

O Festival Castro Mineiro é «muito mais do que um evento cultural» e representa...