Agricultores vão contar com apoio excecional de 60 milhões em 2025

Os agricultores contarão com um apoio excecional de 60 milhões de euros em 2025, para compensar a suborçamentação das intervenções no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), indica uma resolução publicada em Diário da República.

A medida, aprovada em Conselho de Ministros no passado dia 08, visa “compensar a suborçamentação dos regimes ecológicos para o clima, o ambiente e o bem-estar dos animais, designadamente a agricultura biológica, a produção integrada e o bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos, não cobertos por fundos europeus”.

O PEPAC para Portugal, no período 2023-2027, “integra as medidas de apoio para se alcançarem os objetivos específicos da União Europeia para a Política Agrícola Comum (PAC)”.

A decisão respeita igualmente ao programa do Governo, em termos de agricultura e pescas, cujos objetivos estratégicos pretendem “retomar a dinâmica de crescimento do setor, melhorar os rendimentos dos produtores e garantir estabilidade e previsibilidade nos apoios”.

O Conselho de Ministros decidiu ainda que a referida medida “é instituída e regulamentada por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da agricultura”.

De acordo com a resolução, no âmbito da reprogramação do PEPAC Portugal, relativamente ao “Desenvolvimento Rural” e à “Abordagem Territorial Integrada”, o ministro da Agricultura e das Pescas deve definir o reforço do cofinanciamento nacional em até 60 milhões de euros por ano, de 2026 a 2029.

“É fundamental promover a valorização dos setores da agricultura, floresta e pescas e do papel que estes desempenham na sustentabilidade económica, ambiental e social. Estes objetivos não poderão ser alcançados sem investimento na investigação, na inovação e desenvolvimento, na digitalização do setor e na renovação geracional”, assinala o Executivo no despacho.

Mais notícias

Dia de Campo do InovMilho leva inteligência artificial e agricultura de precisão a Coruche

O Dia de Campo do Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e...

Galinhas poedeiras têm de ser declaradas em setembro

Os criadores de galinhas poedeiras estão obrigados a declarar os seus animais em setembro,...

Campo Maior: DGADR lança concurso de 3,64 milhões para estação elevatória da Rede do Xévora

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou um concurso público, com o...

Apicultores têm novos limites para vender mel, pólen e própolis

Os apicultores passam a ter limites anuais para a venda local de produtos apícolas,...

Governo alarga apoio de 48 euros por ovino morto após atrasos nas vacinas da língua azul

O Governo aprovou o alargamento do apoio de 48 euros por ovino morto às...

Agricultores recebem apoio de 20 milhões de euros até 31 de julho

O Governo vai pagar, até sexta-feira, 31 de julho, um apoio extraordinário de 20...

Parlamento consagra 11 de novembro como Dia Nacional das Raças Autóctones

A Assembleia da República consagrou o dia 11 de novembro como Dia Nacional das...

Parlamento recomenda preço mínimo para a lã e criação de lavadouro nacional

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de uma estratégia nacional para...

Governo simplifica licenciamento das explorações pecuárias, definindo e clarificando o conceito

O Governo alterou as regras aplicáveis ao licenciamento das explorações pecuárias, passando a considerar...