Novo cais de carga do porto de Sines não terá base militar, esclarece administração

Administração portuária afirma que o Novo Cais de Carga Geral foi concebido para uso civil e que a obra não deverá avançar a curto prazo no Porto de Sines.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) esclareceu que não está prevista a instalação de qualquer base militar em Sines e que o projeto do Novo Cais de Carga Geral foi desenvolvido para utilização civil.

Num comunicado, a administração portuária afirma que “não existe qualquer intenção de que este cais venha a ser utilizado para fins militares”, acrescentando que também “não está prevista qualquer instalação de uma base militar em Sines”.

O projeto prevê, contudo, que a futura infraestrutura possa reunir condições técnicas para receber navios ou embarcações de natureza militar. Segundo a APS, esta possibilidade resulta das atuais orientações da União Europeia aplicáveis a projetos que possam beneficiar de financiamento.

Novo cais foi projetado para responder à atividade industrial

A APS explica que o Novo Cais de Carga Geral pretende assegurar uma solução para um eventual aumento da movimentação de granéis sólidos, carga geral e carga de projeto no Porto de Sines.

A infraestrutura foi projetada para responder às necessidades de futuros projetos industriais que possam instalar-se na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), caso estes provoquem um crescimento dos volumes de mercadorias movimentados.

Atualmente, o Terminal Multipurpose de Sines dispõe de capacidade para movimentar os volumes existentes “sem quaisquer constrangimentos”, de acordo com a administração portuária.

No entanto, os projetos industriais perspetivados para a ZILS poderão criar novas necessidades ao nível da operação portuária. A APS refere que lhe compete preparar antecipadamente soluções que permitam aumentar a capacidade do porto, caso esses investimentos se concretizem.

Construção não deverá avançar a curto prazo

Apesar de o projeto estar desenvolvido, não está previsto, a curto prazo, o lançamento do concurso público para a construção do novo cais.

A empreitada apenas deverá avançar se os níveis de movimentação de mercadorias justificarem o aumento da capacidade portuária, esclarece a APS.

A empresa responsável pela administração do Porto de Sines sublinha, assim, que a possibilidade técnica de receber embarcações militares não altera a finalidade civil do projeto nem representa a instalação de uma base militar na região.

Mais notícias

Governo quer avançar com plano especial de investimento público em Sines

O Governo vai avançar com um plano especial para responder à pressão dos investimentos...

Alga invasora alastra na costa de Sines e ameaça biodiversidade, diz investigador

O crescimento acentuado, nos últimos dois a três anos, de uma alga invasora em...

Três acidentes mortais registados em zonas balneares não vigiadas do Alentejo

Três acidentes mortais foram registados em 2026 em zonas balneares não vigiadas do Alentejo,...

Repsol recebe licença para operação das novas fábricas de polímeros recicláveis em Sines

A Repsol recebe na quarta-feira o Título Digital de Exploração Industrial das duas novas...

Novo cais do Porto de Sines: Reunião pública debate eventual utilização militar

Um grupo de cidadãos promove, na sexta-feira, 4 de setembro, em Sines, uma reunião...

Sines: Onda Literária reúne 15 autores e passa a ter quatro dias em outubro

A 4.ª edição da Onda Literária regressa ao Pátio das Artes, em Sines, no...

Sines cumpre tradição do Banho 29 entre mergulho madrugador e cortejo de memória

Entre o mergulho madrugador de jovens e turistas e o cortejo ‘vestido’ de memória,...

GNR detém homem com 500 doses de cocaína e heroína em Sines

Um homem de 47 anos foi detido pela GNR, no dia 27 de agosto,...

Porto de Sines identificado como ponto estratégico de entrada de espécies marinhas não autóctones em Portugal

O Porto de Sines é identificado como um ponto estratégico de entrada de espécies...