InícioAlentejoBaixo AlentejoFeira de Garvão abre...

Feira de Garvão abre com apelo à valorização da raça garvonesa e do mundo rural

Marcelo Guerreiro destacou a valorização da raça garvonesa e das raças autóctones na abertura da Feira de Garvão.

A valorização da raça garvonesa e das raças autóctones marcou esta quinta-feira a abertura da Feira de Garvão, no concelho de Ourique, com o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Guerreiro, a destacar o trabalho desenvolvido pelos produtores e entidades do território na preservação e afirmação da raça bovina.

Nas palavras proferidas, o autarca considerou que a evolução alcançada nos últimos anos representa «um momento de orgulho e de satisfação» para o concelho e para os produtores, apontando a crescente valorização da carne garvonesa como um sinal do reconhecimento da raça fora do território.

Marcelo Guerreiro revelou que esteve na abertura da Feira de Moura, certame que decorre em simultâneo com a Feira de Garvão, onde encontrou carne de vaca garvonesa à venda e a ser consumida.

«É encontrar a carne de vaca à venda na Feira de Moura e a ser consumida na Feira de Moura. Acho que é um momento de orgulho e de satisfação por todos nós», afirmou.

O presidente da Câmara de Ourique sublinhou ainda que o crescimento da notoriedade da raça resulta do trabalho conjunto entre produtores, associações e município.

«Conseguimos todos em parceria e todos em conjunto abrir novas portas e abrir novos horizontes para a raça», referiu, agradecendo o trabalho desenvolvido «em prol do nosso mundo rural».

Feira como espaço de afirmação do território

Marcelo Guerreiro defendeu que a Feira de Garvão deve continuar a assumir-se como um espaço de afirmação do mundo rural e das raças autóctones.

«A Feira de Garvão é um momento de afirmação do nosso território, de afirmação do nosso mundo rural», disse.

O autarca relacionou ainda o arranque do certame com a votação, na Assembleia da República, do Dia Nacional das Raças Autóctones, considerando que o país deve continuar a valorizar «aquilo que melhor se produz no nosso território».

«Aquilo que tem história, que tem património, mas também tem qualidade e tem excelência», acrescentou.

Marcelo Guerreiro destacou também o património genético e cultural associado às raças autóctones, bem como o conhecimento dos produtores locais, considerando que esse trabalho tem sido determinante para a preservação da raça garvonesa.

A Feira de Garvão decorre até domingo, reunindo exposições agropecuárias, iniciativas ligadas ao setor agrícola e pecuário, gastronomia, artesanato e animação musical.

Mais notícias

Borba celebra o caracol com três dias de gastronomia e música

A cidade de Borba recebe, entre os dias 3 e 5 de julho, mais...

CCDR Alentejo lança plataforma para aproximar empresas dos fundos comunitários: “A primeira do país”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo lançou a Plataforma EREI...

Câmara de Ourique vai reabilitar antiga Segurança Social para criar quatro habitações

A Câmara Municipal de Ourique vai reabilitar o antigo edifício da Segurança Social, situado...

Câmara de Viana do Alentejo quer “Quinta da Joana repleta de jovens” no Abana Viana Festival Jovem 2026

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo quer que o Abana Viana Festival Jovem...

Alentejo em destaque na FIA Lisboa, que regressa à FIL com artesanato, cultura e gastronomia

A 38.ª edição da FIA Lisboa decorre entre 27 de junho e 5 de...

Castelo do Alandroal recebe primeira edição de 2026 do Restaurante ao Vivo

O Castelo do Alandroal recebe, no dia 29 de junho, a primeira edição de...

Deputado socialista por Évora toma posse na Assembleia Parlamentar da NATO

O deputado socialista Luís Dias tomou posse, a 18 de junho, para um segundo...

Câmara de Viana do Alentejo prepara nova vida para os jardins de Alcáçovas e do Rossio

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo está a preparar a requalificação dos jardins...

Redondo aposta na pintura de mobiliário alentejano para preservar artes e ofícios tradicionais

A Câmara Municipal de Redondo vai promover uma formação gratuita em pintura de mobiliário...

Mais visto