InícioAlentejoProcura por cursos de...

Procura por cursos de português dispara no Alentejo com aumento de imigrantes

Odemira e Sines registam crescimento na procura por cursos de Português, num contexto de maior presença de trabalhadores estrangeiros.

A procura por cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) está a aumentar no Alentejo, acompanhando o crescimento da população imigrante em concelhos como Odemira e Sines, segundo dados divulgados pela agência Lusa.

De acordo com a Lusa, o número de inscrições nestas formações tem vindo a crescer a nível nacional, tendência que encontra reflexo no território alentejano, onde entidades locais reportam maior procura e necessidade de reforço da oferta.

Odemira com centenas de formandos desde 2021

No concelho de Odemira, no distrito de Beja, a cooperativa TAIPA promove cursos de PLA desde 2021, tendo já formado 695 adultos, oriundos sobretudo da Índia, Nepal, Tailândia, Bangladesh, Paquistão e Ucrânia.

“Estes cursos são executados de acordo com os financiamentos obtidos para o efeito”, indicou à Lusa a presidente da instituição, Dora Guerreiro, acrescentando que estão atualmente em curso formações com financiamento assegurado até 2027, no âmbito dos programas Portugal 2030 e Pessoas 2030.

Segundo a responsável, os diplomas de aprovação são emitidos num prazo máximo de um mês, permitindo aos formandos avançar com processos administrativos ligados à regularização da sua situação em Portugal.

Sines regista aumento da procura e tempos de espera

Também em Sines, no litoral alentejano, a procura por cursos de português tem vindo a crescer, refletindo a necessidade de integração da população estrangeira residente no concelho.

Na Escola Secundária Poeta Al Berto, as formações de nível A1 e A2, em funcionamento há cerca de cinco anos, contam atualmente com cerca de 15 alunos, tendo já certificado aproximadamente 60 formandos.

No Sines Tecnopolo, onde os cursos decorrem ao fim de semana, a procura tem-se intensificado, sobretudo nos níveis iniciais. O tempo médio de espera varia entre um a dois meses, período necessário para a constituição de turmas com cerca de 20 participantes.

Desde dezembro de 2024, esta entidade já certificou 62 formandos, que recebem subsídio de alimentação durante a formação.

Crescimento acompanha dinâmica económica da região

O aumento da procura por cursos de português no Alentejo está associado à presença de trabalhadores estrangeiros em setores como a agricultura e a indústria, particularmente no litoral da região.

Segundo dados citados pela Lusa, os cursos de PLA destinam-se a cidadãos maiores de 16 anos cuja língua materna não é o português, permitindo a certificação dos níveis A1, A2, B1 e B2.

A obtenção do nível A2, ou superior, é reconhecida para efeitos de pedido de autorização de residência permanente e de nacionalidade portuguesa, dispensando a realização de prova adicional de língua.

A nível nacional, as inscrições nestes cursos passaram de 22.014 em 2020/2021 para 56.397 em 2025, de acordo com dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), citados pela Lusa.

Mais notícias

Nova ligação ferroviária entre Sines e Lisboa pode ter comboios de passageiros

O tráfego ferroviário de e para Sines deverá entrar numa nova fase nos próximos...

O turismo do Alentejo e Algarve junta-se para promover uma forma diferente de viajar

A campanha “Ao Natural é Melhor” inicia, no dia 29 de junho, uma nova...

Sines afirma-se como destino pioneiro no enoturismo subaquático

Sines voltou a receber o Subaquatic Wine Tourism Experience, iniciativa dedicada ao enoturismo subaquático...

A escola de Sousel que está a mudar o futuro dos jovens com o ensino profissional

No interior do distrito de Portalegre, o Centro Escolar de Sousel tem usado os...

Politécnico de Setúbal instala em Sines nova Escola Superior de Sustentabilidade e Tecnologias Digitais

A Comissão Instaladora da Escola Superior de Sustentabilidade, Indústria e Tecnologias Digitais, nova unidade...

Porto de Sines conclui Agenda NEXUS com todos os produtos previstos entregues

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve assinalou a conclusão...

Câmara de Sines adjudica obra de 2,4ME para requalificar estrada da Floresta

A Câmara Municipal de Sines, no distrito de Setúbal, aprovou hoje a adjudicação da...

Lota de Sines vai ter intervenção de 115 mil euros na Nave do Cerco

A DOCAPESCA – Portos e Lotas vai avançar com uma intervenção na Nave do...

Colisão na EN263 em Odemira faz cinco feridos, um deles em estado grave

Uma colisão rodoviária teve lugar esta terça-feira, dia 23 de junho, na Estrada Nacional...

Mais visto