InícioAgriculturaEmissão de passaporte equídeo...

Emissão de passaporte equídeo passa a demorar 1 semana em vez de 3 meses

O secretário de Estado da Agricultura, João Moura, disse que a emissão do passaporte equídeo passou a demorar uma semana, abaixo dos três meses inicialmente registados.

“A emissão de um passaporte para estes animais [equídeos] demorava três meses e agora demora uma semana”, assegurou João Moura, em resposta aos deputados na comissão parlamentar de Agricultura.

O Documento de Identificação de Equídeos (DIE), conhecido como passaporte de equídeos, é um documento vitalício, mas obrigatório para os animais nascidos em território nacional ou introduzidos na União Europeia.

O registo animal é da responsabilidade da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), mas a emissão dos passaportes está a cargo das associações de criadores, segundo o Ministério da Agricultura.

João Moura disse ainda que o Governo decidiu manter o laboratório do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária em Alter do Chão, ressalvando que este tinha “os dias contados” na altura em que o executivo tomou posse.

“Nós fizemos questão de manter este laboratório aberto onde está uma das principais raças autóctones e de onde pôde nascer a escola portuguesa de arte equestre. Sediada no mesmo sítio está ainda a coudelaria mais antiga do mundo”, sublinhou.

Sobre esta matéria, o secretário de Estado da Agricultura apontou que o abandono animal não acontece só com as espécies de pequeno porte, mas também com os equídeos.

João Moura referiu que o Governo celebrou um protocolo com a Escola Profissional de Mouriscas e com a Universidade Lusófona de Lisboa para combater o abandono.

No âmbito deste protocolo, os animais são examinados no hospital veterinário da Lusófona e depois encaminhados para a escola profissional de Mouriscas, onde são acolhidos e tratados.

“Estamos quase com a lotação esgotada e vamos ter de reforçar este modelo de protocolo”, rematou.

Mais notícias

Programa para respostas sociais abre candidaturas com verbas destinadas a territórios de baixa densidade

O Governo abriu uma nova fase de candidaturas ao Programa de Celebração ou Alargamento...

Governo fixa encargos plurianuais de 67,8M€ para duplicação do IP8 entre Roncão e Grândola Norte até 2029

O Governo fixou em 67.759.160 euros os encargos plurianuais associados ao aumento de capacidade...

Governo autoriza 13,8M€ para 160 lugares de cuidados continuados no Alentejo

O Governo autorizou compromissos financeiros no valor global de cerca de 13,8 milhões de...

UNITATE impulsiona carta que exige respostas do Governo sobre 50 mil vagas sociais do PRR

A Fundação UNITATE, que tem quatro investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência em...

Parlamento consagra 11 de novembro como Dia Nacional das Raças Autóctones

A Assembleia da República consagrou o dia 11 de novembro como Dia Nacional das...

Parlamento recomenda preço mínimo para a lã e criação de lavadouro nacional

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de uma estratégia nacional para...

Governo simplifica licenciamento das explorações pecuárias, definindo e clarificando o conceito

O Governo alterou as regras aplicáveis ao licenciamento das explorações pecuárias, passando a considerar...

Calipolense Gabriel Barros é o novo subdiretor-geral da Direção-Geral da Economia

O economista calipolense Gabriel Cupertino Osório de Barros foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da...

Parlamento recomenda revisão das leis da caça e aplicação das receitas no mundo rural

A Assembleia da República recomendou ao Governo que atualize e simplifique a legislação da...