InícioCulturaPortugal cria Dia Nacional...

Portugal cria Dia Nacional do Calceteiro e da Calçada Portuguesa e reforça candidatura da à UNESCO

Data será assinalada a 22 de julho e inclui medidas para valorizar a profissão e preservar o património.

A Assembleia da República aprovou a criação do Dia Nacional do Calceteiro e da Calçada Portuguesa, a assinalar anualmente a 22 de julho, com o objetivo de valorizar a profissão e promover a preservação deste elemento identitário do espaço público.

A medida consta numa Resolução da Assembleia da República, publicada em Diário da República, e foi aprovada por unanimidade em votação final global, após apreciação na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Aprovação unânime reforça valorização do setor

O diploma recomenda ao Governo a adoção de medidas concretas para a valorização da calçada portuguesa e da profissão de calceteiro, reconhecendo a sua relevância histórica, artística e social.

Entre as iniciativas previstas estão ações de divulgação, formação e reconhecimento público, a desenvolver em articulação com autarquias, associações representativas e instituições culturais e de ensino.

O objetivo passa por reforçar a qualificação profissional, promover a estabilidade laboral e garantir a continuidade do ofício.

Homenagem anual e sensibilização pública

A nova data deverá ser celebrada com iniciativas de homenagem aos calceteiros, bem como ações de promoção da calçada portuguesa e de sensibilização para a sua salvaguarda.

A resolução destaca o contributo destes profissionais na construção de um dos elementos mais distintivos do espaço urbano português.

Património cultural com projeção internacional

O Parlamento recomenda ainda o reforço de instrumentos de valorização da calçada portuguesa enquanto património cultural de valor nacional e internacional.

Entre as medidas está o financiamento de programas de formação e a transmissão dos modos tradicionais de saber-fazer, com vista à continuidade desta técnica.

Candidatura à UNESCO ganha novo impulso

A criação do Dia Nacional surge também no contexto da candidatura da “Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa” a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, já formalmente submetida.

A resolução prevê o apoio institucional a este processo, com o objetivo de reforçar a projeção internacional deste património e a afirmação da identidade portuguesa.

O que é a calçada portuguesa

A calçada portuguesa caracteriza-se pelo calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente em calcário branco e negro, que permitem a criação de padrões decorativos ou mosaicos através do contraste entre cores.

Esta técnica constitui uma expressão singular do espaço público em Portugal e está presente em diversas cidades, sendo também replicada em vários países.

Mais notícias

Noites de Verão arrancam em Vila Viçosa com recinto “completamente preenchido” (c/fotos)

As "Noites de Verão 2026" arrancam esta sexta-feira, 19 de junho, em Vila Viçosa,...

“Embrechados”: Alcáçovas (Viana do Alentejo) recebe espetáculo de ballet teatro sobre património e memória

O Jardim Público de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, recebe no dia...

Fronteira: Governo reconhece construção de nova ponte sobre a Ribeira Grande como ação de interesse público

O Governo reconheceu como ação de relevante interesse público a construção da nova ponte...

Partituras e arquivos das bandas filarmónicas do Baixo Alentejo vão ser inventariados

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e a associação Alentejo, Terras e Gentes...

Governo aprova reforço das Forças Armadas para cerca de 31 mil militares até 2028

O Governo aprovou, esta quinta-feira, 18 de junho, em Conselho de Ministros, um Decreto-Lei...

Combustíveis vão descer na próxima semana: Gasóleo pode baixar 12 cêntimos e gasolina 6 cêntimos

Os preços dos combustíveis deverão voltar a descer na próxima semana. As previsões do...

Governo aprova protocolo para definir caudais do Guadiana em Pomarão (Mértola)

O Conselho de Ministros aprovou uma Proposta de Resolução, a submeter à Assembleia da...

O cante alentejano chega aos domingos em Beja

O restaurante Chaparro Alentejano, integrado no Holiday Inn Beja, lançou os “Domingos do Cante”,...

Beja recebe Festival Nacional da Canção Rural a 27 de junho

Beja vai receber, no dia 27 de junho, a 5.ª edição do Festival Nacional...

Mais visto