InícioAgriculturaAgricultura: Preço do novilho...

Agricultura: Preço do novilho e da novilha não muda no Alentejo, mas vitelos registam oscilações

As cotações médias semanais de novilhos e novilhas, entre os 12 e os 24 meses, cruzados Charolês e Turina, mantiveram-se inalteradas na Região Alentejo na semana de 5 a 11 de janeiro de 2026, segundo o SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Apesar da estabilidade nas cotações médias, o documento assinala variações nas cotações mais frequentes do vitelo em algumas áreas de mercado do Alentejo, com subidas no Alentejo Litoral e em Estremoz e descidas em Évora.

Subidas registadas no Alentejo Litoral e em Estremoz

De acordo com a informação divulgada, na área de mercado do Alentejo Litoral registou-se um aumento de 100 euros por unidade nas cotações mais frequentes de vitelo fêmea e de vitelo macho, entre os 8 e os 12 meses, cruzados Charolês.

Já na área de mercado de Estremoz, a cotação mais frequente do vitelo fêmea, com idades entre os 6 e os 8 meses, cruzada Charolês, subiu 0,05 euros por quilograma em vivo.

Quedas em Évora e descidas na cotação regional de vitelos machos

Na área de mercado de Évora, as cotações mais frequentes de vitelo fêmea e vitelo macho, entre os 6 e os 8 meses, cruzados Charolês, registaram uma descida de 0,01 e 0,09 euros por quilograma em vivo, respetivamente.

O documento indica ainda que as cotações mais frequentes de vitelo fêmea e vitelo macho, entre os 8 e os 10 meses, cruzados Charolês, também diminuíram, em 50 euros por unidade e 22 euros por unidade, respetivamente.

A nível regional, a cotação mais frequente do vitelo macho, entre os 6 e os 8 meses, cruzado Charolês, diminuiu 0,09 euros por quilograma em vivo. Já o vitelo macho entre os 8 e os 10 meses, cruzado Charolês, desceu 16 euros por unidade.

Bolsa Bovino-Montijo com subidas em novilho e novilha

A mesma Newsletter indica ainda que, na Bolsa Bovino-Montijo, as cotações de novilho e de novilha aumentaram 0,04 euros por quilograma de carcaça, enquanto as cotações de vaca e de vitela não registaram alterações.

Carne de vitelo: regras de classificação por idade

A publicação recorda que, de acordo com o Regulamento (UE) n.º 1308/2013, a carne de vitelo é denominada “vitela” quando os animais têm entre 6 e 8 meses e “vitelão” quando têm entre 8 e 12 meses.

Mais notícias

Parlamento consagra 11 de novembro como Dia Nacional das Raças Autóctones

A Assembleia da República consagrou o dia 11 de novembro como Dia Nacional das...

Parlamento recomenda preço mínimo para a lã e criação de lavadouro nacional

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de uma estratégia nacional para...

Governo simplifica licenciamento das explorações pecuárias, definindo e clarificando o conceito

O Governo alterou as regras aplicáveis ao licenciamento das explorações pecuárias, passando a considerar...

Produtores pecuários exigem “equidade” nas ajudas contra a “língua azul”

Oito organizações de produtores para a sanidade animal de todo o país exigiram ao...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Ass. de Beneficiários do Mira lança concurso de 200 mil euros para projeto de estabilização do Canal Condutor Geral

A Associação de Beneficiários do Mira (ABM) lançou um concurso público, com um preço...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...

Universidade de Évora integra projeto europeu que cria plataforma para ensino da suinicultura: “Não substitui o campo”

A Universidade de Évora integra um projeto europeu que está a desenvolver uma plataforma...

Dois produtores do Alentejo distinguidos pela WWF por boas práticas florestais

Dois produtores florestais do Alentejo foram distinguidos pela WWF Portugal no âmbito do projeto...