InícioÚltimasEleições das CCDR: Ricardo...

Eleições das CCDR: Ricardo Pinheiro eleito da CCDR Alentejo. Ministro saúda

Ricardo Pinheiro foi eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, na sequência das eleições realizadas esta segunda-feira para os órgãos dirigentes das cinco CCDR do território continental.

Ricardo Pinheiro foi eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, na sequência das eleições realizadas esta segunda-feira para os órgãos dirigentes das cinco CCDR do território continental.

O ato eleitoral decorreu sob orientação da Direção-Geral da Administração Local (DGAL) e foi acompanhado pelo Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

No Alentejo, Aníbal Coelho da Costa foi eleito vice-presidente da CCDR, integrando a nova equipa dirigente da comissão regional.

Eleições envolveram mais de 10.700 eleitos locais

As eleições das CCDR envolveram mais de 10.700 eleitos locais, a nivel nacional, entre presidentes de câmara, vereadores, membros das assembleias municipais e presidentes de junta de freguesia, representando os 278 municípios do território continental.

Segundo o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, «a eleição destes membros dos órgãos dirigentes das CCDR é muito importante para prosseguir com o processo coordenado de desconcentração».

Castro Almeida sublinhou ainda que, em cada região, foram confirmados «os nomes propostos conjuntamente pelos dois principais partidos autárquicos».

Reforço da coordenação regional

De acordo com o Governo, com os membros agora eleitos e com aqueles que ainda irão ser designados para as áreas setoriais, será reforçado o exercício de planeamento e de coordenação regional, aproximando a administração pública das populações.

Além do Alentejo, foram eleitos presidentes das CCDR Álvaro Santos (Norte), Ribau Esteves (Centro), Teresa Mourão Almeida (Lisboa e Vale do Tejo) e José Apolinário (Algarve).

Mais notícias

Cinema ao ar livre em Évora leva obras de jovens cineastas à Casa de Burgos

O Pátio da Casa de Burgos, em Évora, vai receber, durante o mês de...

Vila Nova de Santo André: Protocolo do Monte do Paio abre caminho a financiamento

O protocolo assinado esta terça-feira, 28 de julho, para a gestão e dinamização do...

CCDR Alentejo avança com plano de preservação do património arqueológico para «prevenir a destruição»

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo vai desenvolver um plano...

João Marquês é o novo diretor da Unidade de Educação da CCDR Alentejo desde 6 de julho

João Carlos de Carvalho Branco Perdigão Marquês exerce, desde 6 de julho, o cargo...

Santiago do Cacém e Sines assinam protocolo para reforçar educação ambiental nas Lagoas de Santo André e da Sancha

Os municípios de Santiago do Cacém e Sines, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento...

Fibra ótica deve chegar a todo o Alentejo: dstelecom terá três anos para cobrir as áreas previstas

A expansão da rede de fibra ótica deverá abranger áreas sem cobertura em todos...

Roberto Grilo defende que Arronches prova que a baixa densidade «não significa baixa capacidade económica»

O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Grilo,...

Alentejo 2030 prepara 22,4 milhões para levar internet de elevada capacidade a zonas de baixa densidade

O Programa Regional Alentejo 2030 prepara uma dotação de 22,4 milhões de euros para...

Alentejo 2030 com 1,6ME para proteger e valorizar património natural

O Programa Regional Alentejo 2030 tem abertas candidaturas a um concurso, até 31 de...