Os municípios de Santiago do Cacém e Sines, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas vão assinar um protocolo destinado a reforçar a educação ambiental na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.
O acordo será formalizado esta terça-feira, 28 de julho, no Centro Nacional de Educação Ambiental para a Conservação da Natureza, localizado no Monte do Paio, em Brescos, no concelho de Santiago do Cacém.
A parceria envolve a CCDR Alentejo, o ICNF e as câmaras municipais de Santiago do Cacém e Sines, tendo como objetivo a implementação de um programa de educação e sensibilização ambiental e a dinamização do equipamento instalado na reserva natural.
Centro recebeu mais de dois mil alunos em 2025
De acordo com o comunicado divulgado pelas entidades envolvidas, o protocolo formaliza a cooperação desenvolvida nos últimos anos e procura garantir a continuidade das atividades destinadas às escolas, às comunidades locais e aos visitantes da área protegida.
O Centro Nacional de Educação Ambiental para a Conservação da Natureza recebeu, durante o ano de 2025, mais de dois mil alunos em ações relacionadas com a proteção da natureza e a sensibilização ambiental.
O programa a implementar deverá ser desenvolvido em articulação com o Plano de Cogestão da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, instrumento que envolve diferentes entidades na gestão, valorização e promoção daquele território.
O comunicado não especifica o período de vigência do protocolo, o financiamento previsto ou as responsabilidades que serão assumidas por cada uma das quatro entidades.
Protocolo assinado no Dia da Conservação da Natureza
A cerimónia está integrada nas comemorações do Dia Nacional da Conservação da Natureza e do Dia Mundial da Conservação da Natureza.
O programa começa às 10h15, com a receção dos convidados e uma visita à exposição permanente da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.
Segue-se uma apresentação sobre a utilização da educação ambiental como ferramenta de conservação, a cargo de João Carlos Farinha, chefe da Divisão de Conservação da Natureza e Bem-Estar Animal da CCDR Alentejo.
A assinatura do protocolo está prevista para as 11h00, seguindo-se as intervenções dos representantes das entidades envolvidas: o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Bruno Gonçalves Pereira; a vereadora da Câmara Municipal de Sines, Ana Dias; o vogal do Conselho Diretivo do ICNF, José Manuel Calado; e o presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro.
A cerimónia termina com uma visita ao espaço exterior do Centro Nacional de Educação Ambiental para a Conservação da Natureza.



















