InícioÚltimasAçorda volta a estar...

Açorda volta a estar em destaque nos restaurantes de Mourão

O Município de Mourão promove, a partir de hoje, uma nova edição do Mês da Açorda, iniciativa dedicada à valorização da gastronomia tradicional alentejana e ao reforço do turismo gastronómico no concelho. A ação decorre até ao dia 8 de fevereiro, com a participação de oito restaurantes locais.

O Município de Mourão promove, a partir de hoje, uma nova edição do Mês da Açorda, iniciativa dedicada à valorização da gastronomia tradicional alentejana e ao reforço do turismo gastronómico no concelho.

A ação decorre até ao dia 8 de fevereiro, com a participação de oito restaurantes do concelho.

Gastronomia tradicional como fator de promoção turística

A quarta edição do Mês da Açorda centra-se na divulgação de um prato de origem rural, associado ao aproveitamento do pão duro, que ao longo do tempo se afirmou como um dos símbolos da gastronomia nacional. A iniciativa pretende reforçar a ligação entre a restauração local, os produtos endógenos e a identidade gastronómica do território.

Produtos endógenos e saberes ancestrais

Ao longo de um mês, os restaurantes aderentes apresentam diferentes interpretações da açorda, destacando ingredientes característicos da região, como o azeite, o poejo, os coentros e o pão. Este último assume um papel central na alimentação tradicional alentejana, refletindo práticas culinárias transmitidas ao longo de gerações e influenciadas pelo conhecimento introduzido na Península Ibérica durante o período árabe.

Restaurantes aderentes

Nesta edição participam oito estabelecimentos de restauração do concelho de Mourão: Adega Velha, Herdade dos Delgados, O Beiral, O Chafariz, O Nosso Cantinho, O Orvalha, Retiro Azul e Vila Velha.

O Mês da Açorda integra a estratégia municipal de promoção da gastronomia local enquanto elemento identitário e recurso de dinamização económica e turística do concelho.

Mais notícias

Câmara de Mourão e EDIA avançam com calcetamento de rua na Aldeia da Luz, inacabada há 26 anos

A Câmara de Mourão e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA)...

UHF, Chico da Tina, Tito Paris e António Caixeiro atuam na Feira Anual de Cuba

A Feira Anual de Cuba realiza-se entre os dias 3 e 7 de setembro,...

Autarca de Arronches defende gastronomia como motor do desenvolvimento económico de Arronches

A gastronomia deve ser encarada como um instrumento de desenvolvimento económico e territorial, capaz...

Alentejo vai criar estratégia integrada para a gastronomia e quer ser a primeira região do país a fazê-lo

O Alentejo vai avançar com a criação de uma estratégia integrada para a gastronomia...

AHRESP alerta para dificuldades na restauração e defende gastronomia como eixo estratégico da economia (c/fotos)

A gastronomia portuguesa está a assumir um papel estratégico na economia e na promoção...

Câmara de Mourão atribui 2.500 euros a dois grupos corais da Granja

A Câmara Municipal de Mourão assinou dois protocolos de colaboração com grupos corais da...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Arronches vai receber uma celebração nacional dedicada ao porco e aos sabores portugueses

O Alentejo vai estar no centro das comemorações oficiais do Dia da Gastronomia Portuguesa....

Arronches recebe encontro sobre o papel do porco na gastronomia alentejana

Arronches recebe, na próxima segunda-feira, 27 de julho, o encontro “O Porco: Tradição, Sabor...