InícioÚltimasCampanha Rally V distingue...

Campanha Rally V distingue Ferreira do Alentejo na reciclagem de vidro

O Município de Ferreira do Alentejo venceu a campanha Rally V – V de Vidro, uma iniciativa de sensibilização ambiental promovida pela AMBILITAL, com cofinanciamento da Sociedade Ponto Verde, dedicada à correta separação e reciclagem de vidro.

A campanha decorreu com especial enfoque no canal HORECA e na mobilização das comunidades locais, envolvendo municípios, profissionais do setor e população em geral.

Sensibilização ambiental com ações no terreno

Ao longo da iniciativa foram realizadas ações de proximidade, incluindo sensibilização porta a porta, distribuição de materiais informativos e acompanhamento direto aos estabelecimentos aderentes. Estas ações visaram promover boas práticas e aumentar o encaminhamento de vidro para reciclagem.

De acordo com o balanço da campanha, os resultados refletem o envolvimento dos municípios participantes e a eficácia do trabalho desenvolvido no terreno, demonstrando a importância da informação clara na mudança de comportamentos ambientais.

Ferreira do Alentejo lidera classificação final

No apuramento final, Ferreira do Alentejo destacou-se pelo nível de adesão e pelo desempenho registado ao longo de toda a campanha, alcançando o primeiro lugar do Rally V – V de Vidro. O segundo lugar foi atribuído ao Município de Alcácer do Sal, seguido de Odemira, em terceiro.

Prémio com impacto social

Para além do reconhecimento simbólico, a vitória teve também impacto social, uma vez que o Município de Ferreira do Alentejo indicou os Bombeiros Voluntários de Ferreira do Alentejo como beneficiários do prémio associado à campanha, reforçando a ligação entre sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

Reciclagem de vidro continua a ser prioridade

A AMBILITAL destaca que o Rally V – V de Vidro permitiu reforçar a importância do vidro enquanto material 100% reciclável, promover a economia circular e incentivar uma lógica de cooperação e competição saudável entre municípios.

Apesar do encerramento formal da campanha, a entidade sublinha que a sensibilização para a reciclagem de vidro continuará a ser uma prioridade estratégica, em articulação com os municípios e parceiros locais.

Mais notícias

Estratégia TERRA+: AMCAL quer transformar cinco concelhos em «território-piloto» para gestão de resíduos

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) quer transformar os concelhos de Alvito,...

Santiago do Cacém e Sines assinam protocolo para reforçar educação ambiental nas Lagoas de Santo André e da Sancha

Os municípios de Santiago do Cacém e Sines, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento...

Associação mede qualidade do ar em aldeia do Alentejo afetada por alegada poluição de fábrica

Uma associação começou a medir diariamente a qualidade do ar numa aldeia do concelho...

Projeto para nova mina subterrânea em Aljustrel entra em consulta pública

O projeto de construção e exploração de uma nova mina subterrânea no concelho de...

Ministro alerta que os processos burocráticos e judiciais na Barragem do Pisão vão sair caros aos contribuintes

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, apontou a Barragem do Pisão,...

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Recolha seletiva aumenta nos cinco concelhos abrangidos pela AMCAL

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) registou, no primeiro semestre de 2026,...

Recolha seletiva de embalagens cresce apenas 0,9% e deixa Portugal longe das metas da reciclagem

O ritmo de crescimento da recolha seletiva de embalagens em Portugal abrandou significativamente no...

Ministra do Ambiente inaugurou estações de tratamento de água no Alentejo no valor de 5,7 M€

A ministra do Ambiente e Energia inaugurou hoje duas estações de tratamento de águas...