Agricultura: Cotações dos bovinos registam aumento no Alentejo

As cotações de bovinos registaram aumentos na semana de 27 de outubro a 2 de novembro de 2025, segundo o boletim semanal do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA), do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

No Alentejo, a cotação mais frequente do vitelo macho cruzado Charolês, entre 6 e 8 meses, subiu 0,09 euros por quilograma em vivo, enquanto o vitelo macho cruzado Charolês, entre 8 e 12 meses, aumentou 208 euros por unidade.. Estes dados refletem uma valorização do mercado regional, alinhada com a tendência nacional de subida dos preços.

A nível do Continente, as cotações médias mais frequentes de novilho e novilha cruzados Charolês, bem como de novilha Turina, registaram um acréscimo de 0,013 euros por quilograma de carcaça. Já na Bolsa de Bovino do Montijo, as cotações de novilho e novilha aumentaram 0,03 euros por quilograma de carcaça, mantendo-se estáveis as de vitela e vaca.

O boletim indica ainda que o índice de preços no produtor para os bovinos adultos e vitelos apresentou, em setembro, uma variação positiva face a 2024, situando-se nos 173,85 pontos para os bovinos adultos no Continente, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apesar da valorização de preços, o relatório aponta para uma redução de 8,86% no número total de abates aprovados para consumo entre janeiro e agosto, face ao mesmo período de 2024. No total, foram abatidos 215 mil animais, correspondendo a 55,7 mil toneladas de carne.

No comércio internacional, as exportações de carne fresca ou refrigerada aumentaram 35,3% em volume e 69,8% em valor, comparativamente ao ano anterior. Já as importações de animais vivos diminuíram 41,04% entre janeiro e agosto de 2025.

O relatório do GPP destaca que o mercado bovino nacional manteve uma trajetória de estabilidade com ligeiras valorizações, refletindo o contexto de recuperação da procura e a valorização da carne portuguesa, nomeadamente nas regiões produtoras do Alentejo.

Mais notícias

Governo revê penalizações nos apoios à vinha, ao vinho, à fruta e aos hortícolas

O Governo reviu as penalizações aplicadas a cinco intervenções do Plano Estratégico da Política...

Apicultores têm até 30 de setembro para declarar apiários

Os apicultores devem apresentar, entre 1 e 30 de setembro de 2026, a declaração...

Dia de Campo do InovMilho leva inteligência artificial e agricultura de precisão a Coruche

O Dia de Campo do Centro Nacional de Competências das Culturas do Milho e...

Galinhas poedeiras têm de ser declaradas em setembro

Os criadores de galinhas poedeiras estão obrigados a declarar os seus animais em setembro,...

Campo Maior: DGADR lança concurso de 3,64 milhões para estação elevatória da Rede do Xévora

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou um concurso público, com o...

Preços dos combustíveis deverão voltar a subir na próxima semana

Os preços dos combustíveis deverão registar uma nova subida ligeira na semana de 24...

Apicultores têm novos limites para vender mel, pólen e própolis

Os apicultores passam a ter limites anuais para a venda local de produtos apícolas,...

Governo alarga apoio de 48 euros por ovino morto após atrasos nas vacinas da língua azul

O Governo aprovou o alargamento do apoio de 48 euros por ovino morto às...

Agricultores recebem apoio de 20 milhões de euros até 31 de julho

O Governo vai pagar, até sexta-feira, 31 de julho, um apoio extraordinário de 20...