InícioAgriculturaAgricultura: Preços dos suínos...

Agricultura: Preços dos suínos em queda no Alentejo e no país

As cotações médias nacionais dos porcos das classes E e S desceram na semana de 22 a 28 de setembro de 2025, segundo dados do Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA). No Alentejo, a descida foi de seis cêntimos por quilo de carcaça, acompanhando a tendência nacional.

De acordo com o relatório, esta foi a 10.ª semana consecutiva de descidas nas cotações, que registaram menos quatro cêntimos por quilo face à semana anterior. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a quebra ultrapassa os nove por cento.

Já os leitões até 12 quilos também registaram descida, com uma redução de cinco cêntimos por quilo a nível nacional. Contudo, os leitões entre 19 e 25 quilos mantiveram estabilidade de preços. Na Beira Litoral, verificou-se uma quebra acentuada de 25 cêntimos por quilo nos leitões de menor peso.

Por outro lado, os dados mostram igualmente um decréscimo nas cotações das porcas de refugo, com destaque para o Algarve, onde se registou uma queda de quatro cêntimos por quilo.

Entretanto, no plano europeu, os preços também revelaram descidas. Em Espanha, França e Alemanha, verificaram-se reduções entre 1,2% e 2,6% nos porcos de classe E, refletindo uma tendência de ajustamento do mercado.

No que respeita à produção nacional, os abates aprovados para consumo registaram um aumento de 4,2% em número de cabeças e 6% em toneladas entre janeiro e julho, face a igual período de 2024. No Alentejo, região com forte peso na produção suinícola, esta evolução poderá ter impacto direto na rentabilidade dos produtores.

Por fim, os dados do comércio internacional revelam que, entre janeiro e julho, Portugal registou um saldo negativo de 232 milhões de euros na balança comercial de suínos. Este valor representa um agravamento de 5,5% face ao ano anterior.

Mais notícias

Parlamento consagra 11 de novembro como Dia Nacional das Raças Autóctones

A Assembleia da República consagrou o dia 11 de novembro como Dia Nacional das...

Parlamento recomenda preço mínimo para a lã e criação de lavadouro nacional

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de uma estratégia nacional para...

Governo simplifica licenciamento das explorações pecuárias, definindo e clarificando o conceito

O Governo alterou as regras aplicáveis ao licenciamento das explorações pecuárias, passando a considerar...

Produtores pecuários exigem “equidade” nas ajudas contra a “língua azul”

Oito organizações de produtores para a sanidade animal de todo o país exigiram ao...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Ass. de Beneficiários do Mira lança concurso de 200 mil euros para projeto de estabilização do Canal Condutor Geral

A Associação de Beneficiários do Mira (ABM) lançou um concurso público, com um preço...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...

Universidade de Évora integra projeto europeu que cria plataforma para ensino da suinicultura: “Não substitui o campo”

A Universidade de Évora integra um projeto europeu que está a desenvolver uma plataforma...

Dois produtores do Alentejo distinguidos pela WWF por boas práticas florestais

Dois produtores florestais do Alentejo foram distinguidos pela WWF Portugal no âmbito do projeto...