InícioEconomiaRendas no Alentejo sobem...

Rendas no Alentejo sobem 6,3% num ano, mas continuam entre as mais acessíveis do país

O custo de arrendar casa no Alentejo aumentou 6,3% em maio de 2025 face ao mesmo mês do ano anterior, segundo o índice de preços do idealista. Apesar da subida, a região mantém-se entre as mais económicas do país para arrendamento, com um valor mediano de 10,9 euros por metro quadrado.

Entre os distritos alentejanos, Évora registou a maior subida homóloga, com um crescimento de 11,6%, fixando o preço do arrendamento nos 10,9 euros/m². Em Portalegre, as rendas subiram 0,8%, atingindo os 6,6 euros/m², o valor mais baixo entre todos os distritos analisados. Beja foi o único distrito do país a registar uma descida, com uma quebra de 2,4% face ao ano anterior, situando-se nos 9,7 euros/m².

A nível nacional, arrendar casa custa agora, em média, 16,8 euros/m². A região do Alentejo é apenas superada pelos Açores (10,2 euros/m²) e pelo Centro (10,4 euros/m²) como uma das zonas com preços mais baixos. As regiões mais caras continuam a ser a Área Metropolitana de Lisboa (19,9 euros/m²), Algarve (15,2 euros/m²) e Madeira (14,7 euros/m²).

A variação trimestral dos preços em Portugal mostra um aumento de 2,4%. O relatório do idealista baseia-se nos preços de oferta de imóveis anunciados na plataforma, considerando a mediana dos valores válidos após exclusão de anúncios atípicos.

Mais notícias

Mercado imobiliário: Alentejo destaca-se na subida dos apartamentos, mas mantém preços abaixo da média

O valor mediano da avaliação bancária da habitação voltou a aumentar em junho em...

Câmara de Évora aprova adesão à rede europeia Eurocities

O Município de Évora aprovou a adesão à Eurocities, uma rede europeia que reúne...

Moura e Campo Maior estão entre os municípios mais procurados para arrendar casa

Moura e Campo Maior estão entre os 50 municípios mais procurados para arrendar casa...

Habitação, sustentabilidade e identidade: os três desafios apontados pela Ordem dos Arquitectos

A resposta à falta de habitação e a adaptação das cidades às alterações climáticas...

Falta de habitação aumenta responsabilidade social dos arquitetos no Alentejo (c/fotos)

A falta de habitação no Alentejo e no restante país está a atribuir aos...

Voluntários da Just a Change vão reabilitar habitações em quatro concelhos do Alentejo durante o verão

A associação Just a Change vai desenvolver, entre julho e setembro, várias ações de...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...

Calipolense Gabriel Barros é o novo subdiretor-geral da Direção-Geral da Economia

O economista calipolense Gabriel Cupertino Osório de Barros foi nomeado subdiretor-geral da Direção-Geral da...