InícioEconomiaMoura e Campo Maior...

Moura e Campo Maior estão entre os municípios mais procurados para arrendar casa

Moura surge no 15.º lugar do ranking nacional, com uma renda mediana de 600 euros por mês, enquanto Campo Maior ocupa a 20.ª posição, com um valor de 454 euros.

Moura e Campo Maior estão entre os 50 municípios mais procurados para arrendar casa em Portugal no segundo trimestre de 2026, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo idealista.

O concelho de Moura, no distrito de Beja, ocupa o 15.º lugar do ranking nacional e apresenta uma renda mediana de 600 euros mensais. Já Campo Maior, no distrito de Portalegre, surge na 20.ª posição, com um valor mediano de 454 euros por mês.

Os dois municípios alentejanos figuram na primeira metade da tabela, num ranking liderado pela Amadora, seguindo-se a Trofa e Vila Franca de Xira.

Campo Maior tem uma das rendas mais baixas do ranking

Entre os 50 municípios analisados, Campo Maior apresenta a segunda renda mediana mais baixa, apenas acima de Miranda do Douro, onde o valor mensal se situa nos 425 euros.

Depois de Campo Maior surgem Aguiar da Beira, com 500 euros mensais, e outros concelhos do interior do país que continuam a registar valores inferiores aos observados nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

De acordo com a análise, a presença de concelhos alentejanos, transmontanos e beirões entre os municípios com maior pressão de procura revela um aumento do interesse pelo mercado de arrendamento no interior do país.

Interior ganha espaço na procura de casas

No total, 31 dos 50 municípios mais procurados apresentam rendas medianas inferiores a 1.000 euros por mês.

O idealista considera que a maior presença de municípios do interior constitui um dos principais dados do segundo trimestre, numa altura em que concelhos como Moura, Campo Maior, Pinhel e Mirandela surgem entre os 25 territórios com maior procura relativa.

Em sentido contrário, os valores mais elevados entre os municípios analisados são registados em Sintra, com 1.651 euros mensais, Almada, com 1.589 euros, e Faro, com 1.519 euros.

Ranking mede pressão da procura sobre a oferta

A análise teve em conta os municípios que disponibilizaram, durante o segundo trimestre de 2026, pelo menos 35 anúncios de casas para arrendar na plataforma.

O indicador de pressão da procura é calculado através do número de contactos recebidos por cada anúncio, incluindo mensagens enviadas por correio eletrónico, apresentação de propostas e imóveis guardados pelos utilizadores.

Os valores das rendas correspondem à mediana dos preços anunciados, depois de excluídos os montantes considerados anómalos.

Mais notícias

Cria de mocho-galego não conseguia voar e foi resgatada em Moura

Uma cria de mocho-galego foi recolhida pela GNR, no dia 11 de agosto, no...

De rua em rua, Campo Maior revela um jardim feito pela população (c/fotos)

Milhares de pessoas já passaram pelas Festas do Povo de Campo Maior, onde mais...

Embaixador de Portugal em Espanha visita Festas do Povo e destaca projeção de Campo Maior além-fronteiras

O Embaixador de Portugal em Espanha, José Augusto Duarte, defendeu esta terça-feira, 11 de...

Ministro visita Campo Maior e vê nas Festas do Povo um exemplo para Portugal (c/fotos)

O Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, visitou esta terça-feira, 11...

«Valeu a pena»: António atravessou o país de autocaravana para chegar às Festas do Povo de Campo Maior

António Magalhães Aires já conhecia Campo Maior, mas nunca tinha vivido as Festas do...

Orçamento Participativo de Moura tem 30 mil euros para propostas sobre acessibilidades

O Orçamento Participativo do Município de Moura para 2026 terá uma dotação global de...

Moura: Herdade da Contenda integra projeto para desenvolver turismo responsável

A Herdade da Contenda, no concelho de Moura, e a Faia Brava – Associação...

Ministro da Economia percorreu as ruas cobertas de flores de papel em Campo Maior

O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, visitou este domingo,...

Alentejo tem 107 casas à venda por mais de um milhão de euros

O Alentejo tinha, no início de agosto, 107 casas anunciadas para venda por valores...