InícioÚltimasFeira Ovibeja vai debater...

Feira Ovibeja vai debater em 2025 novas tecnologias na agricultura do futuro

A 41.ª feira agropecuária Ovibeja, agendada para Beja, de 30 de abril a 04 de maio de 2025, vai discutir “o papel central da agricultura na economia global, segurança alimentar e preservação ambiental”, foi agora revelado.

Em comunicado, a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, promotora do certame, indicou que “+ Agricultura + Futuro: Um pilar para a Inovação e Sustentabilidade na Agricultura” é o tema da próxima edição.

A Ovibeja “destaca-se como um espaço de resiliência, inovação e construção de pontes entre gerações, empresas e ‘stakeholders’ comprometidos com o desenvolvimento agrícola sustentável”, disse a organização.

“As novas tecnologias estão aí, com cada vez maior penetração e importância no mundo empresarial, com ganhos a vários níveis, incluindo na eficiência”, continuou.

E “é com base nessa evidência que a organização da 41.ª Ovibeja pretende apresentar e dar a conhecer as muitas plataformas digitais, o uso da Inteligência Artificial, as suas funcionalidades”.

Segundo a ACOS, “a agricultura moderna é apresentada não apenas como uma prática tradicional, mas como um setor repleto de oportunidades económicas, científicas e tecnológicas”.

A Ovibeja pretende “posicionar a agricultura como um campo promissor e alinhado com os desafios do futuro, incentivando jovens profissionais e empreendedores a abraçar os desafios e as oportunidades do setor”.

“A renovação geracional é vital, pelo que o evento vai promover debates, exposições e ‘networking’ para atrair as novas gerações e posicioná-las como líderes de uma agricultura mais inovadora e sustentável”, frisou.

Ao longo do certame, no próximo ano, as discussões e reflexões vão incidir na “inovação e sustentabilidade”, para abordar “a necessidade de práticas agrícolas que conciliem produtividade e responsabilidade ecológica”.

Além disso, “num contexto de mudanças climáticas, a Ovibeja destaca a importância de a agricultura se posicionar como um agente de transformação, que garante a produção de alimentos, mas também a preservação dos ecossistemas e a promoção da segurança alimentar”.

E também vai centrar atenções na “autonomia dos territórios e fortalecimento das comunidades, reforçando a importância de estratégias agrícolas sustentáveis e resilientes”, afirmou a ACOS.

O programa do evento, que anualmente recebe cerca de 200 mil visitantes e costuma ser palco para uma “romaria” de políticos, vai incluir, além de debates e conversas, concursos, exposições de gado, demonstrações equestres, provas desportivas, exposições empresariais e institucionais e comércio.

Espetáculos musicais, restaurantes, espaços de comes e bebes com produtos regionais, ‘street food’ e bares são outras das vertentes do certame, que costuma ter mais de 1.000 expositores.

De acordo com a organização, a abertura do secretariado e receção de inscrições devem acontecer “no decorrer do mês de janeiro”.

Mais notícias

Furto de catalisadores triplica no distrito de Portalegre em 2026: Évora e Beja registam 31 furtos

O número de furtos de catalisadores triplicou no distrito de Portalegre durante o primeiro...

PRR: Deputado de Beja do Chega considera atual cenário “extremamente preocupante”

O deputado do Chega eleito pelo círculo de Beja considerou hoje "extremamente preocupante" a...

Governo autoriza 13,8M€ para 160 lugares de cuidados continuados no Alentejo

O Governo autorizou compromissos financeiros no valor global de cerca de 13,8 milhões de...

Instituto Politécnico de Beja recebe conferência internacional em novembro

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai acolher, no próximo mês de novembro, a...

Beja: Feira RuralBeja regressa no mês de outubro

A Câmara de Beja vai promover, entre os dias 02 e 05 de outubro,...

Beja: Festival Palavras Andarilhas no final de agosto

A 18.ª edição das Palavras Andarilhas - Festa da Palavra Contada vai decorrer em...

Banco de Portugal aponta que há 22 freguesias do Alentejo sem ponto de acesso a dinheiro

Vinte e duas freguesias dos distritos de Beja, Évora e Portalegre não dispunham de...

João Barradas leva o acordeão a um palco sobre as águas no Alentejo

Entre formações rochosas, vegetação ribeirinha e as águas da Ribeira de Terges, o Pego...

Alentejo perde oferta de casas à venda, mas Beja segue em contraciclo entre as capitais de distrito

A oferta de habitação disponível para venda continuou a diminuir em várias zonas do...