InícioÚltimasDoçaria Conventual e Palaciana:...

Doçaria Conventual e Palaciana: Alcáçovas promove XI Concurso na Mostra de Doçaria

A vila de Alcáçovas prepara-se para acolher a XXIII Mostra de Doçaria, entre os dias 6 e 8 de dezembro, uma iniciativa promovida pelo Município de Viana do Alentejo, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas, da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Confraria dos Doces Conventuais do Alentejo.

Durante o evento, realiza-se o 11º Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, organizado pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, com o objetivo de promover e preservar a doçaria tradicional portuguesa, incentivando o empreendedorismo e a valorização da doçaria conventual e palaciana. Este concurso visa garantir que o saber ancestral das receitas tradicionais é transmitido para as gerações mais novas.

Marcado para o primeiro dia do evento, 6 de dezembro, o concurso é exclusivo para expositores presentes na Mostra de Doçaria. Os três primeiros classificados terão os seus doces em exposição até ao final do certame. O júri contará com a presença da Chefe Susana Nonato, da Confraria Gastronómica do Alentejo, o Chefe Celestino Grave, de Alcáçovas, e o Chefe João Ribeiro, que participou na edição de 2022 do MasterChef Portugal.

As inscrições para o concurso estão abertas até ao dia 20 de novembro, podendo ser realizadas via email para gadecon@cm-vianadoalentejo.pt ou pelo telefone 961369126.

Mais notícias

Estratégia TERRA+: AMCAL quer transformar cinco concelhos em «território-piloto» para gestão de resíduos

A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) quer transformar os concelhos de Alvito,...

“Em Casa d’Amália” encerra este domingo a Feira do Chocalho em Alcáçovas

A Feira do Chocalho termina este domingo, 26 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Municípios e Turismo Alentejo unem-se para reforçar salvaguarda e promoção económica do fabrico de chocalhos

Os municípios de Viana do Alentejo, Reguengos de Monsaraz, Estremoz e Cartaxo, juntamente com...

Alcáçovas: Carrilhão LVSITANVS e Banda da SUA marcam este sábado na Feira do Chocalho

A Feira do Chocalho prossegue este sábado, 25 de julho, em Alcáçovas, no concelho...

Alcáçovas: Feira do Chocalho é um “motor para a economia local”, afirma Maria João Carvalho

A presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, Maria João Carvalho, considera que a...

O fabrico de chocalhos pode desaparecer. Autarca de Viana do Alentejo diz que é tempo de agir

A preservação do fabrico de chocalhos foi o principal tema destacado pelo presidente da...

Feira do Chocalho abriu portas em Alcáçovas com dezenas de expositores e muita animação (c/fotos)

A edição de 2026 da Feira do Chocalho arrancou esta sexta-feira, em Alcáçovas, concelho...

Câmara de Viana do Alentejo prepara investimento de 4M€ nas escolas de Aguiar e Alcáçovas: «São prioritários»

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo tem em curso e em preparação investimentos...

Festival Ressoar recupera sons de chocalhos, guizos e sinos no concelho de Viana do Alentejo

O concelho de Viana do Alentejo recebe, até sábado, 25 de julho, a primeira...