InícioAgriculturaAlentejo regista estabilidade na...

Alentejo regista estabilidade na cotação de suínos na última semana

Na semana de 02 a 08 de setembro de 2024, o mercado de suínos no Alentejo registou uma oferta e procura médias para o abate, com destaque para a estabilidade nas cotações dos leitões de menos de 12 kg e dos leitões entre 19 e 25 kg, segundo os dados disponibilizados pelo SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas.

As cotações dos porcos classe E e classe S sofreram uma ligeira descida de 1 cêntimo por quilograma, mantendo-se, no entanto, relativamente estáveis em comparação com outras regiões do país.

O Alentejo destaca-se por apresentar um cenário de mercado menos volátil face a outras regiões como o Algarve, onde se verificou uma redução acentuada de 17 cêntimos por quilograma nas cotações dos leitões de menos de 12 kg. Em contraste, outras regiões como a Beira Litoral e o Ribatejo/Oeste registaram quedas mais pronunciadas, de até 4 cêntimos por quilograma nos porcos classe E e S.

A estabilidade registada no Alentejo reflete uma menor pressão sobre o mercado regional de suínos, em linha com a tendência europeia onde países como a Alemanha e os Países Baixos mantiveram os seus preços inalterados, enquanto Espanha e França registaram ligeiras reduções. A constância nas cotações dos suínos no Alentejo pode ser um indicativo de um equilíbrio entre oferta e procura na região, proporcionando uma base sólida para os produtores locais num contexto de mercado europeu mais instável.

A situação dos preços no Alentejo sublinha a importância de uma monitorização contínua das condições do mercado, permitindo aos produtores locais ajustarem as suas estratégias de produção e venda para maximizar os seus rendimentos.

Mais notícias

Parlamento consagra 11 de novembro como Dia Nacional das Raças Autóctones

A Assembleia da República consagrou o dia 11 de novembro como Dia Nacional das...

Parlamento recomenda preço mínimo para a lã e criação de lavadouro nacional

A Assembleia da República recomendou ao Governo a criação de uma estratégia nacional para...

Governo simplifica licenciamento das explorações pecuárias, definindo e clarificando o conceito

O Governo alterou as regras aplicáveis ao licenciamento das explorações pecuárias, passando a considerar...

Produtores pecuários exigem “equidade” nas ajudas contra a “língua azul”

Oito organizações de produtores para a sanidade animal de todo o país exigiram ao...

Quatro dias de feira para mostrar “multiplicidade” do concelho de Odemira

A pecuária, a agricultura e o turismo vão estar em destaque na 34.ª edição...

Ass. de Beneficiários do Mira lança concurso de 200 mil euros para projeto de estabilização do Canal Condutor Geral

A Associação de Beneficiários do Mira (ABM) lançou um concurso público, com um preço...

Ourique recebe Jornadas Técnicas de Produção de Ovinos nos dias 24 e 25 de junho

Ourique volta a receber, nos dias 24 e 25 de junho, as Jornadas Técnicas...

Universidade de Évora integra projeto europeu que cria plataforma para ensino da suinicultura: “Não substitui o campo”

A Universidade de Évora integra um projeto europeu que está a desenvolver uma plataforma...

Dois produtores do Alentejo distinguidos pela WWF por boas práticas florestais

Dois produtores florestais do Alentejo foram distinguidos pela WWF Portugal no âmbito do projeto...