Vila Viçosa: Artista alemão expõe pela primeira vez em Portugal (c/fotos)

O Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP) recebe, desde esta sexta-feira e durante 30 dias, a exposição “Formas de Luz” do artista Richard Berndt.

O alemão expõe, pela primeira vez em Portugal, o seu trabalho que envolve monumentos arquitetónicos e em câmera fotográfica em longa exposição à luz: «É um tipo de trabalho que é praticado por poucas pessoas».

O artista explicou que foi uma “história” que começou há dois anos na “Rota do Mármore”: «Cá estou eu, dois anos depois».

«Quando fiz a rota, falei com os responsáveis sobre fotografia. Disseram-me que aqui há muitas exposições e perguntaram-me se queria expor aqui o meu trabalho», sublinhou.

Esclareceu também o seu método de trabalho, onde referiu que procura sempre «a luz e os objetos», numa arte que «é feita por passos».

«Uso um tripé, abro a lente. Depois de aberta por alguns segundos, eu faço zoom. Ou então eu movo a câmera, no tripé. Ou ainda, por vezes, combino o zoom com o movimento da câmera», afirmou Richard Berndt.

Já Carlos Filipe, presidente da CECHAP, é uma «honra muito grande» ter o artista em Vila Viçosa «por significar a importância que Vila Viçosa tem no contexto do Alentejo».

«Este é um artista que nós tivemos a oportunidade de trazer a Vila Viçosa, mas temos recebido dezenas de artistas de todos os tipos de arte que nos procuram para visitar as pedreiras e que de certa forma, estão a transmitir esta paisagem para o mundo inteiro», sublinhou o presidente da associação, acrescentando que «isto depois traz-nos estas compensações e esta é uma grande compensação». Para além dos 30 dias de exposição, a entrada é livre e as fotografias podem ser adquiridas, tendo disponível um catálogo na CECHAP.

Mais notícias

Caminhada Noturna dos Capuchos regressa a Vila Viçosa com percurso de 6,7 quilómetros

A Caminhada Noturna dos Capuchos regressa a Vila Viçosa no dia 10 de setembro,...

Vila Viçosa abre dois novos Espaços Cidadão nos Paços do Concelho e em Pardais

O concelho de Vila Viçosa passou a dispor de dois novos Espaços Cidadão, instalados...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...

Morreu Carlos Portas, antigo secretário de Estado natural de Vila Viçosa

Carlos Alberto Martins Portas, professor catedrático, engenheiro agrónomo e antigo secretário de Estado da...

CIMAC desafia Vila Viçosa a integrar Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) lançou o convite ao Município de Vila...

DGLAB quer Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa como «posto avançado de balcão único»

A nova Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa poderá assumir funções que vão além do...

Livros, internet e atendimento: Assim vai funcionar a nova Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa (c/fotos)

A nova Biblioteca Itinerante de Vila Viçosa vai levar livros, acesso à internet e...

Polícia Judiciária investiga disparos de arma de fogo em Bencatel (Vila Viçosa)

A Polícia Judiciária investiga disparos de arma de fogo ocorridos na noite desta quinta-feira...

Kariba perde parte de uma orelha e ainda não pode viajar para o Santuário de Elefantes no Alentejo

A elefante Kariba perdeu parte de uma orelha na sequência de uma infeção e...