Obra do século XVII restaurada em Vila Viçosa já pode ser vista

O Município de Vila Viçosa informou que foi concluído o restauro da tela «Verónica limpa o rosto de Jesus», localizada no Passo da Via Sacra do Largo José Sande.

O Município de Vila Viçosa informou que foi concluído o restauro da tela «Verónica limpa o rosto de Jesus», localizada no Passo da Via Sacra do Largo José Sande.

A intervenção foi realizada ao abrigo de um protocolo estabelecido entre a autarquia e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Bartolomeu. A obra, datada do século XVII, encontrava-se em avançado estado de degradação.

Obra esteve degradada durante vários anos

Segundo o município, a tela apresentava sinais evidentes de deterioração, situação confirmada por registos fotográficos anteriores à intervenção. O restauro teve uma duração aproximada de seis meses.

Os trabalhos foram executados pela Oficina dos Franceses, tendo cumprido os requisitos técnicos e legais aplicáveis a este tipo de intervenção em património artístico.

Tela está temporariamente na Igreja de São Bartolomeu

Após a conclusão do restauro, a obra encontra-se atualmente em exposição na Igreja de São Bartolomeu.

De acordo com a informação divulgada, estão em curso os preparativos para a sua recolocação no local original, no Passo da Via Sacra do Largo José Sande. Para tal, será necessária a reparação do reboco interior do edifício.

Parceria visa valorização do património local

O Município de Vila Viçosa refere que esta intervenção resulta do trabalho conjunto com instituições locais, no âmbito da valorização do património histórico e artístico do concelho.

Mais notícias

Montemor-o-Novo prepara alterações na Feira da Luz sem abandonar a tradição

A Feira da Luz/Expomor deverá sofrer alterações nos próximos anos para se adaptar a...

Vila Viçosa acolhe reunião para avaliar possível classificação de vestígios arqueológicos em pedreira de mármore

Vila Viçosa acolhe esta quarta-feira, 2 de setembro, uma reunião técnica dedicada à possível...

Há uma nova forma de descobrir Vila Viçosa em 16 paragens e só precisa do telemóvel

Quem visitar Vila Viçosa já pode conhecer parte da história e do património da...

Ministro afasta decisão «estritamente política» sobre Grande Área Empresarial no Alentejo e aponta critérios para a localização

A criação de uma Grande Área de Acolhimento Empresarial no Interior do Alentejo está...

Dois silos medievais descobertos no antigo Convento de Santa Cruz em Vila Viçosa

Dois silos medievais foram descobertos durante as prospeções arqueológicas que decorrem no antigo Convento...

Fábrica de grafeno em Vila Viçosa pode estar ligada a tecnologia que pode reduzir deteção de drones em radares

A fábrica de grafeno que a Plasmaphene prevê instalar no Parque Industrial de Vila...

Caminhada Noturna dos Capuchos regressa a Vila Viçosa com percurso de 6,7 quilómetros

A Caminhada Noturna dos Capuchos regressa a Vila Viçosa no dia 10 de setembro,...

Vila Viçosa abre dois novos Espaços Cidadão nos Paços do Concelho e em Pardais

O concelho de Vila Viçosa passou a dispor de dois novos Espaços Cidadão, instalados...

PJ faz buscas em Évora e Vila Viçosa em operação contra rede de burlas com oito detidos

A Polícia Judiciária realizou buscas domiciliárias nos concelhos de Évora e Vila Viçosa no...