O Governo lançou um aviso de concurso para o apoio à construção de charcas e reservatórios, com uma dotação de nove milhões de euros, anunciou hoje o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.
Este aviso, detalhou o governante, tem candidaturas abertas até ao dia 15 de janeiro de 2025 e prevê um apoio de 75% para investimentos até 500 mil euros e de 70% para projetos acima desse valor.
No aviso denominado “Investimento agrícola para melhoria do desempenho ambiental – Construção de charcas e reservatórios”, sublinhou José Manuel Fernandes, haverá “uma simplificação na análise das candidaturas e na apresentação dos projetos”.
“Estamos a trabalhar para a simplificação e para o aumento do investimento de forma a armazenar e, depois, distribuir de forma eficiente a água numa rede que queremos que seja interligada”, sublinhou.
Num dia dedicado à albufeira do Alqueva, no Alentejo, o ministro destacou que se trata de “um investimento brutal”, que tem obras de engenharia que “não existem em mais nenhuma parte do mundo”.
O projeto Alqueva “representa, por exemplo, para a nossa economia, em termos da produção agrícola, cerca de 3,2 mil milhões de euros por ano, o equivalente à Autoeuropa, com 24 mil empregos diretos”, realçou.
“Portanto, água significa criação de riqueza, fixação da população, competitividade, produtividade, coesão territorial e a aposta na água é para ser reforçada”, acrescentou.
José Manuel Fernandes visitou a sede da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), algumas infraestruturas do projeto e as obras do Centro Alqueva, que vai ser posto de observação e comando da barragem.