InícioEconomiaGasóleo pode baixar 4...

Gasóleo pode baixar 4 cêntimos e gasolina subir 2,5 cêntimos

Preços dos combustíveis voltam a mudar: gasóleo pode descer e gasolina subir na próxima semana, segundo previsões do setor.

Os preços dos combustíveis deverão sofrer novas alterações na próxima semana, com o gasóleo a registar uma descida e a gasolina a apresentar uma variação em sentido contrário, segundo previsões do setor.

De acordo com as indicações disponíveis, o gasóleo simples poderá descer cerca de quatro cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 poderá subir aproximadamente 2,5 cêntimos.

Preços médios atuais segundo a DGEG

Dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) indicam que, esta sexta-feira, 24 de abril, o preço médio do gasóleo é de 2,077 euros por litro. Já a gasolina apresenta um preço médio de 1,909 euros por litro.

Caso se confirmem as previsões para a próxima semana, o gasóleo deverá fixar-se nos 1,977 euros por litro. A gasolina simples 95 deverá situar-se nos 1,899 euros por litro.

Previsões dependem da evolução dos mercados

As previsões baseiam-se nos preços das matérias-primas no fecho dos mercados. Alterações nas cotações do crude e dos combustíveis podem influenciar os valores finais a praticar.

O setor dos combustíveis em Portugal é liberalizado, pelo que os preços podem variar entre postos de abastecimento. As descidas ou subidas poderão não ser uniformes em todo o território.

Contexto internacional continua a influenciar preços

Os preços dos combustíveis continuam a ser condicionados pela situação no Médio Oriente. O conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irão tem impacto nos mercados energéticos.

O bloqueio do Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de 20% do comércio mundial de petróleo e gás natural, tem contribuído para oscilações nos preços na Europa e em Portugal.

Medidas do Governo em caso de aumentos acentuados

Desde o início do conflito, o Governo anunciou que poderá aplicar uma redução extraordinária e temporária no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), sempre que se verifiquem aumentos superiores a 10 cêntimos nos combustíveis.

Mais notícias

Grupo Pró-Évora alerta que novas zonas para centrais solares podem alterar “radicalmente” a paisagem de Évora

O Grupo Pró-Évora considera que a eventual classificação da zona norte do concelho de...

Entre telescópios e painéis solares, crianças de Estremoz exploram a natureza e a energia renovável

A Akuo promoveu, nos dias 9 e 14 de julho, duas iniciativas de sensibilização...

Organizações contestam criação de zonas de aceleração de renováveis em Évora

Duas organizações de Évora apontaram impactos negativos para o concelho da atual proposta de...

BE exige esclarecimentos sobre impactos da refinaria de antimónio em Sines

O Bloco de Esquerda pediu hoje esclarecimentos sobre os impactos sociais e ambientais da...

Portel apresenta novo Espaço Energia para apoiar munícipes

O Espaço Energia de Portel foi apresentado esta segunda-feira, 13 de julho, durante uma...

Lançado apoio para criar comunidades de energia renovável de iniciativa cidadã

A criação de dez comunidades de cidadãos organizadas para produzir, partilhar, consumir e armazenar...

Portel cria Espaço Energia para apoiar consumidores no acesso a incentivos e na redução da fatura energética

O Município de Portel e a DECO reforçaram a parceria que mantêm desde 2009...

OCDE alerta para práticas laborais que podem travar salários e mudanças de emprego em Portugal

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta para práticas no mercado...

Novo regime pode levar centros de inspeção a concelhos de baixa densidade

O Governo aprovou um novo regime para os centros de inspeção automóvel que pode...