InícioÚltimasForça Aérea Recebe Componentes...

Força Aérea Recebe Componentes para Simulador do KC-390 em Beja

A Força Aérea recebeu os últimos componentes do simulador da aeronave KC-390, que será instalado em Beja e deverá estar totalmente operacional em junho, anunciou hoje o ramo.

Este simulador, que é uma “autêntica réplica” do cockpit do avião KC-390, vai ser instalado na Base Aérea N.º 11, em Beja, nas instalações da Esquadra 506 – “Rinocerontes”.

“Neste momento decorre a montagem dos componentes, prevendo-se que os trabalhos estejam concluídos até ao final do primeiro trimestre de 2025. Segue-se depois um período de aceitação, estimando-se que o simulador esteja totalmente pronto a operar em junho”, lê-se no comunicado enviado pelo ramo.

Este simulador garante que quase todos os voos de treino e qualificação sejam realizados sem recurso às aeronaves, o que vai permitir “uma maior racionalização de recursos, nomeadamente combustível e menor desgaste das aeronaves, e uma maior disponibilidade para a concretização de missões operacionais e de treino, para além dos benefícios ambientais”.

“Através deste simulador, será possível à Força Aérea treinar as tripulações de KC-390 em todas as circunstâncias, com relevância para as simulações de emergências”, acrescenta o ramo.

O KC-390 é um avião de transporte militar multifacetado, com valências que vão desde o combate a incêndios florestais, a realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária.

Em 2019, Portugal acordou adquirir à brasileira Embraer cinco aeronaves KC-390 e um simulador, tendo já sido entregues duas, com o objetivo de substituir os Hercules C-130, por um valor de 850 milhões de euros.

No âmbito deste processo foram introduzidas modificações à aeronave para a adequar aos requisitos estabelecidos pelas alianças das quais Portugal faz parte, nomeadamente a NATO, Nações Unidas e União Europeia.

Estas modificações, certificadas pela Autoridade Aeronáutica Nacional, fazem com que as aeronaves possam ser adquiridas por outros países com lucro para o Estado português.

Mais notícias

Albernoa inaugura nova Casa Mortuária após anos de espera da população

A freguesia de Albernoa, no concelho de Beja, vai inaugurar no próximo domingo, às...

Construção acelera em Portugal, mas Alentejo continua entre as regiões com os preços da habitação mais baixos

O número de fogos licenciados em Portugal atingiu, em 2025, o valor mais elevado...

Preço das casas sobe em todo o Alentejo, mas região continua abaixo da média nacional

O preço mediano da habitação aumentou em todas as sub-regiões do Alentejo no primeiro...

Fórum romano de Beja alvo de intervenções para aberturas acompanhadas ao público

O projeto do fórum romano de Beja entrou numa nova etapa de estudo e valorização...

Residência Europa do IPBeja recebe primeiros estudantes antes do novo ano letivo

A nova Residência Europa, instalada no campus do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), recebe...

PSP apreende duas armas de fogo num lar do distrito de Beja

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu duas armas de fogo encontradas entre os...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...

Rede de tráfico de droga desmantelada em Beja e Castro Verde. Operação termina com 11 detidos

Uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) culminou esta terça-feira, 14 de julho, com...

Liga Contra o Cancro percorre praias e piscinas do Alentejo para prevenir o cancro da pele

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai percorrer, durante um mês, praias, piscinas...