InícioAlentejoConstrução acelera em Portugal,...

Construção acelera em Portugal, mas Alentejo continua entre as regiões com os preços da habitação mais baixos

Dados do INE mostram que 2025 registou o maior número de fogos licenciados desde 2011. No Alentejo, Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo mantêm-se entre as sub-regiões com os preços de venda e rendas mais baixos do país.

O número de fogos licenciados em Portugal atingiu, em 2025, o valor mais elevado desde 2011, enquanto o mercado da habitação continuou a registar aumentos nas transações, nos preços de venda e nas rendas. Apesar desta tendência nacional, as sub-regiões do Alentejo mantêm-se entre as zonas do país onde comprar ou arrendar casa continua a ser mais acessível, segundo a publicação “Estatísticas da Construção e Habitação 2025”, divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Construção mantém trajetória de crescimento

Em 2025 foram licenciados 26.227 edifícios em Portugal, mais 1,4% do que no ano anterior. No mesmo período, foram licenciados 48.844 fogos, um aumento de 14,6% face a 2024 e o melhor resultado registado desde 2011. Já o número de fogos concluídos foi estimado em 30.425, representando um crescimento anual de 8,7%.

O relatório indica ainda que as construções novas continuam a representar a maioria das obras licenciadas e concluídas, enquanto o peso da reabilitação continua a diminuir.

Alentejo continua abaixo da média nacional

Embora o preço mediano da habitação em Portugal tenha aumentado 16,8%, fixando-se nos 2.076 euros por metro quadrado, as quatro sub-regiões do Alentejo permanecem abaixo da média nacional.

De acordo com o INE, o Alto Alentejo apresenta o valor mediano mais baixo da região, seguido do Baixo Alentejo e do Alentejo Central. O Alentejo Litoral surge como a sub-região alentejana onde o preço da habitação é mais elevado, ainda assim abaixo da média nacional.

Entre os municípios alentejanos destacados pelo INE encontram-se Évora, Beja, Portalegre, Grândola, Odemira, Mourão, Barrancos e Alter do Chão, refletindo diferenças significativas no valor da habitação dentro da própria região.

Rendas também permanecem entre as mais baixas

O mercado de arrendamento acompanhou a tendência de subida nacional. A renda mediana dos novos contratos aumentou 9,7%, fixando-se nos 9,29 euros por metro quadrado, enquanto o número de novos contratos cresceu 5,4%.

No entanto, o Alentejo continua entre as regiões mais acessíveis para arrendar casa.

O Baixo Alentejo apresenta a menor proporção de novos contratos de arrendamento do país, sendo igualmente uma das sub-regiões com rendas medianas mais reduzidas. Também o Alto Alentejo, o Alentejo Central e o Alentejo Litoral permanecem abaixo da média nacional.

Entre os municípios alentejanos identificados pelo INE nas estatísticas das rendas surgem Évora, Sines, Ponte de Sor, Aljustrel, Borba, Cuba, Marvão e Odemira, evidenciando diferenças entre o litoral e o interior da região.

Mercado nacional continua em expansão

Além do aumento da construção, o mercado imobiliário manteve uma evolução positiva em 2025.

Foram transacionados 169.812 alojamentos familiares, mais 8,6% do que em 2024, num valor global superior a 41 mil milhões de euros. Paralelamente, as avaliações bancárias ultrapassaram as 146 mil, o valor mais elevado desde 2009.

Os dados do INE mostram assim um mercado da habitação em crescimento, marcado por uma maior atividade na construção e na compra e venda de imóveis, enquanto o Alentejo continua a destacar-se como uma das regiões do país onde os preços da habitação e do arrendamento permanecem abaixo da média nacional.

Mais notícias

Associação VIVER+ entrega bens de higiene à ULSAC e roupa para utentes internados

A VIVER+ – Associação para a Cultura, o Desporto e a Comunidade entregou, esta...

Beja: Junta de Freguesia de Beringel oferece Cadernos de Atividades em 2026/2027

A Junta de Freguesia de Beringel (Beja) vai oferecer os Cadernos de Atividades aos...

Hospital Veterinário da Universidade de Évora inaugura sala de cirurgia especializada

O Hospital Veterinário da Universidade de Évora inaugurou, no início de julho, uma nova...

Insolvências em Beja duplicam nos primeiros sete meses de 2026

As insolvências em Beja duplicaram nos primeiros sete meses de 2026, enquanto Portalegre registou...

Médico do hospital de Évora com queixa de negligência demite-se e ULS averigua caso

 O médico oncologista do hospital de Évora acusado de negligência pela família de um...

Eclipse em Évora visto do céu num salto de paraquedas a 5.000 metros (c/fotos)

O eclipse solar desta quarta-feira, 12 de agosto, foi vivido de uma perspetiva diferente...

PSP detém mulher e apreende droga, armas brancas e uma balança em Évora

A Polícia de Segurança Pública deteve, em Évora, uma mulher de 50 anos, suspeita...

Já se sabe o que o comboio foi testar na Linha Évora-Caia: Uma nova catenária e tecnologia inédita na rede nacional

A circulação do comboio na nova Linha Évora-Caia (Elvas) serviu para realizar ensaios dinâmicos...

Casal detido em Beja após furto de máquina de brindes em café de São Matias

Um homem e uma mulher, de 43 e 44 anos, foram detidos hoje por...