Festival em Aljustrel junta sons e sabores do Alentejo e da Ucrânia

Os sons e os sabores do Alentejo e da Ucrânia vão estar “juntos”, ao longo deste fim de semana, na vila de Aljustrel, no distrito de Beja, durante o evento Festicante.

A iniciativa é promovida pela câmara municipal, que em comunicado enviado à agência Lusa explicou que o evento tem como objetivo divulgar “a cultura, em particular o cante alentejano, mas também a gastronomia e as vivências de diferentes regiões e países”.

Depois de Cuba, Espanha, Itália, França, Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa, este ano o convidado do Festicante é a Ucrânia, “numa partilha multicultural” de sons e gastronomia, reforçou.

A edição de 2025 do festival vai decorrer no Parque da Vila de Aljustrel e arranca pelas 12:00 de sábado, com a abertura de um mercado de artesanato, antiguidades e produtos locais.

A música é um dos grandes destaques do evento, com concertos de José Diogo Bento, acompanhado pelo Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel e da banda Os Vizinhos, a partir das 21:00 de sábado.

Para o dia seguinte, a partir das 20:30, está previsto um espetáculo de Bélen Pasqualini e Gonçalo Narciso, a que segue um concerto António Caixeiro.

Pelo palco do Festicante passarão ainda, entre outros, vários grupos corais do concelho de Aljustrel, a banda ucraniana Shaleni Ukry e os alunos da escola de dança “As Estrelinhas”.

Oficinas de gastronomia e vinhos, ‘workshops’ de dança ucraniana e tasquinhas são outros dos destaques do programa do Festicante.

No âmbito do evento está ainda prevista a inauguração, às 15:00 de sábado, da exposição “Rostos da Alma Ucraniana”/“Vozes e Visões”.

A mostra junta trabalhos de Bogdan Dide e de elementos do NAVA – Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel e estará patente no Centro D’Artes de Aljustrel.

Mais notícias

Alentejo Litoral: Salinidade está até 225% acima do nível natural em sub-bacias do Rio Sado, aponta estudo europeu

O Baixo Alentejo surge entre as zonas portuguesas assinaladas no primeiro mapa europeu da...

Escritora alentejana Olinda Pina Gil reúne 15 anos de poesia no livro «Fermentação»

A escritora alentejana Olinda Pina Gil, de Aljustrel, lançou recentemente Fermentação, um livro que...

Estremoz celebra 100 anos da elevação a cidade a 30 de agosto

Estremoz celebra no domingo, 30 de agosto, os 100 anos da sua elevação a...

Évora acolhe Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural sobre territórios de baixa densidade

O Laboratório Ibérico de Cooperação Cultural nos Territórios de Baixa Densidade realiza-se a 23...

Jovem natural de Aljustrel estreia-se na Primeira Liga pelo Rio Ave

Miguel Patrício, jovem natural de Aljustrel, estreou-se no passado sábado na Primeira Liga, num...

The Gift e Plutónio atuam na Feira de Setembro em Moura

A Feira de Setembro | Artesanato, Saberes e Tradição regressa a Moura entre 10...

Povoado da Idade do Bronze em Beja alvo de projeto arqueológico de 50 mil euros

O povoado do Outeiro do Circo, no concelho de Beja, um dos maiores da Idade...

Dez dias, 93 ruas e mais de 400 mil visitantes: O balanço de Luís Rosinha sobre as Festas do Povo

As Festas do Povo 2026 ultrapassaram os 400 mil visitantes, segundo os dados avançados...

Festas do Povo de Campo Maior terminam com queima simbólica de flores. Veja as imagens

As Festas do Povo 2026 terminaram este domingo, 16 de agosto, em Campo Maior,...