A região do Alentejo tem registado um aumento significativo nos preços de arrendamento de quartos e estúdios, de acordo com um estudo recente do Idealista.
Em Évora, uma das principais cidades da região, arrendar um estúdio custa atualmente 631 euros por mês, refletindo um aumento de 2% face ao ano anterior. No caso dos quartos, o preço médio situa-se nos 335 euros mensais, o que representa um aumento de 20% em relação ao período homólogo.
Portalegre, outra cidade alentejana, apresenta uma realidade distinta, com o preço dos estúdios a descer 13%, sendo agora possível arrendar um por 350 euros mensais, o valor mais baixo a nível nacional. Os quartos em Portalegre também se destacam por serem os mais baratos de Portugal, com uma média de 240 euros por mês, tendo registado uma diminuição de 4% no último ano.
No que toca à diferença de preços entre quartos e estúdios, Portalegre tem a menor discrepância do país, com os estúdios a serem apenas 45,8% mais caros do que os quartos. Já em Évora, os estúdios são 88,4% mais caros que os quartos, colocando a cidade no grupo das regiões com maior disparidade de preços.