Os preços dos combustíveis poderão registar novos aumentos na segunda-feira, 7 de setembro. As primeiras estimativas apontam para uma subida de 14 cêntimos por litro no gasóleo e de sete cêntimos na gasolina.
Os valores foram avançados por uma fonte do setor ao Notícias ao Minuto, que ressalva o caráter provisório das previsões. Os cálculos ainda não incluem a evolução dos mercados durante parte da semana, pelo que poderão sofrer alterações.
As estimativas finais deverão ser conhecidas apenas no final de sexta-feira, depois de apurados os dados de toda a semana.
Cotação do petróleo condiciona preços dos combustíveis
A possibilidade de subida dos combustíveis surge num contexto de valorização do petróleo nos mercados internacionais, associado ao agravamento do conflito entre os Estados Unidos e o Irão e aos receios de novas perturbações no fornecimento a partir do Médio Oriente.
O petróleo Brent, utilizado como referência na Europa, fechou a sessão de quarta-feira no mercado de futuros de Londres nos 95,63 dólares por barril, uma subida de 1,04% face à sessão anterior. Durante a manhã desta quinta-feira, a cotação chegou a negociar acima do fecho da véspera, segundo os dados do Investing.com.
Esta subida sucedeu a uma valorização superior a 4% na terça-feira. Os investidores continuam a acompanhar a situação no Estreito de Ormuz, uma das principais rotas mundiais para o transporte de petróleo.
Em comentário enviado à agência EFE, Hani Abuagla, analista da XTB MENA, referiu que a evolução dos preços continuará dependente do conflito e do seu impacto no fornecimento de petróleo.
Gasóleo desceu e gasolina subiu no início da semana
No início desta semana, os dois combustíveis registaram evoluções diferentes em Portugal continental. Entre sexta-feira e segunda-feira, o preço médio do gasóleo simples recuou de 2,070 para 2,029 euros por litro, uma descida de 4,1 cêntimos.
No mesmo período, a gasolina simples 95 passou de 1,988 para 2,013 euros por litro, o que corresponde a um aumento de 2,5 cêntimos.
Os dados são divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia. Os valores médios diários resultam dos preços comunicados pelos postos de abastecimento e são ponderados pelas quantidades vendidas no último período disponível, incluindo os descontos praticados.

















