AIMA prevê aumento de 20% nos recursos humanos em setembro

Agência registou um aumento de 17% entre julho de 2024 e julho de 2026 e estima que o crescimento na AIMA, EPE chegue aos 48% em setembro, segundo a entidade.

A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) prevê que o aumento dos recursos humanos no conjunto da instituição atinja cerca de 20% em setembro. A estimativa surge depois de o número de trabalhadores ter crescido 17% entre julho de 2024 e julho de 2026.

Os dados foram divulgados pela AIMA num comunicado datado de 2 de setembro. A agência associa o reforço de pessoal à consolidação da capacidade operacional e à resposta à procura dos serviços públicos.

O comunicado não indica o número total de trabalhadores abrangidos pelas percentagens apresentadas, nem quantifica as admissões previstas para setembro.

Crescimento na AIMA, EPE poderá atingir 48%

O reforço é também direcionado para a AIMA, EPE, estrutura que, segundo a agência, está dedicada à modernização tecnológica e à transformação digital dos serviços.

Entre julho de 2024 e julho de 2026, o Departamento de Recursos Humanos desta estrutura registou um aumento de 35%. Para setembro, a AIMA estima que o crescimento na AIMA, EPE alcance 48%.

A entidade explica que esta área trabalha na conceção e no desenvolvimento de plataformas digitais, soluções tecnológicas e equipas multidisciplinares de suporte. O objetivo passa por acelerar a implementação de sistemas e a gestão dos processos.

Reforço realizado sem regime especial de carreira

A AIMA afirma que o aumento dos recursos humanos foi alcançado «sem qualquer regime especial de carreira», num processo que envolveu a atração e a formação de profissionais.

A agência considera que o reforço das equipas permitirá aumentar a capacidade de resposta, modernizar os sistemas utilizados e prosseguir a digitalização dos serviços prestados aos cidadãos e às entidades parceiras.

Mais notícias

Combustíveis: gasóleo poderá subir 14 cêntimos já na segunda-feira

Os preços dos combustíveis poderão registar novos aumentos na segunda-feira, 7 de setembro. As...

Segurança Social passa a mostrar data-limite dos pagamentos no portal e na app

O Instituto da Segurança Social (ISS) passou a disponibilizar a data-limite para o pagamento...

Subsídio de desemprego: Segurança Social passa a avisar quem pode receber mais 10%

A Segurança Social passou a enviar notificações automáticas aos beneficiários do subsídio de desemprego...

Pensões e subsídios da Segurança Social: veja as datas de pagamento em setembro de 2026

Os pagamentos das pensões, subsídios e restantes apoios da Segurança Social relativos a setembro...

Cooperativas agrícolas e empresas das pescas com transporte próprio podem receber até 457€ por veículo

As cooperativas agrícolas, organizações de produtores e empresas dos setores do pescado e da...

Preço dos combustíveis muda na segunda-feira: Gasóleo desce até 7,5 cêntimos e gasolina sobe

O preço do gasóleo deverá descer entre seis e 7,5 cêntimos por litro na...

App gov.pt passa a alertar empresas para novos concursos públicos

A app gov.pt passou a permitir que os representantes de empresas recebam alertas automáticos...

Governo revê penalizações nos apoios à vinha, ao vinho, à fruta e aos hortícolas

O Governo reviu as penalizações aplicadas a cinco intervenções do Plano Estratégico da Política...

Campanha de vacinação de 2026-2027: SNS vai pagar 3,15€ às farmácias por cada vacina da gripe ou da COVID-19

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai pagar 3,15 euros às farmácias por cada...