Cada saco de plástico leve ou muito leve terá custo adicional de 4 cêntimos

O Governo quer introduzir uma contribuição de 4 cêntimos sobre os sacos de plástico leves e muito leves em 2024, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) hoje entregue na Assembleia da República.

Na proposta de lei que tenciona levar a aprovação, o Governo cria uma “contribuição sobre sacos de plástico muito leves de euro 0,04 por cada”.

“Entende-se por ‘saco de plástico muito leve’ os que são adquiridos na venda a granel de produtos de panificação, frutas e hortícolas frescos”, refere a proposta.

A taxa abrange os produtores ou importadores de plásticos leves e a “contribuição” é “exigível, em território nacional, no momento da sua introdução no consumo”.

Na proposta que consta do OE2024, o executivo admite isenção do pagamento em várias matérias, mas só divulga as que “sejam utilizadas em contexto social ou humanitário, nomeadamente, na distribuição social de alimentos ou no combate ao desperdício alimentar”.

“A contribuição sobre os sacos de plástico leves e muito leves constitui encargo do adquirente final, devendo os agentes económicos inseridos na cadeia comercial repercutir o encargo económico da contribuição, para o seu adquirente, a título de preço”, pode ler-se na proposta.

Os sujeitos passivos devem comunicar à Autoridade Tributária as “quantidades de sacos de plástico leves e muito leves adquiridos e distribuídos no ano anterior, a qual reportará a informação à Autoridade Nacional dos Resíduos”.

As receitas desta contribuição revertem em 50% para o Estado, 20 % para o Fundo Ambiental – “para aplicação preferencial em medidas no âmbito da economia circular” – e 20 % para o Fundo de Modernização do Comércio – “preferencialmente para implementação de medidas de sustentabilidade empresarial, designadamente novos modelos de negócio” -, cabendo os 10% restantes a outras instituições públicas.

Os produtores ou importadores de sacos de plástico leves e muito leves “devem proceder à marcação dos sacos de plástico e muito leves com a indicação da sua compatibilidade com as diferentes operações de gestão de resíduos, nomeadamente reciclagem e compostagem, de forma a facilitar a sua separação e valorização nos processos de triagem e tratamento”.

Na proposta, cabe aos operadores económicos promover ações de “sensibilização e incentivo aos consumidores finais para a utilização de meios alternativos aos sacos de plástico, bem como a sua reutilização” e a “promoção, junto dos consumidores finais, de práticas de deposição seletiva dos sacos de plástico não passíveis de reutilização, tendo em vista a sua reciclagem”.

Mais notícias

Empresa quer novas praias vigiadas no litoral alentejano, com acessos e estacionamentos

A Coporgest, promotora de um complexo turístico no concelho de Grândola, distrito de Setúbal,...

Mau cheiro e moscas afetam Aljustrel e Castro Verde devido a lamas na agricultura

Autarcas e populações de Aljustrel e Castro Verde queixam-se do mau cheiro e de...

Alga invasora alastra na costa de Sines e ameaça biodiversidade, diz investigador

O crescimento acentuado, nos últimos dois a três anos, de uma alga invasora em...

ZERO defende “chumbo” do projeto da Almina para mina do Gavião em Aljustrel

A associação ZERO defendeu hoje o ‘chumbo’ do projeto da nova mina subterrânea do...

Zonas de Aceleração das Energias Renováveis: Conheça os municípios abrangidos no Alentejo

O Programa Setorial das Zonas de Aceleração da Implantação de Energias Renováveis (PSZAER) identifica...

Porto de Sines identificado como ponto estratégico de entrada de espécies marinhas não autóctones em Portugal

O Porto de Sines é identificado como um ponto estratégico de entrada de espécies...

Alentejo Litoral: Salinidade está até 225% acima do nível natural em sub-bacias do Rio Sado, aponta estudo europeu

O Baixo Alentejo surge entre as zonas portuguesas assinaladas no primeiro mapa europeu da...

Mais de meia tonelada de pilhas usadas recolhida nos cinco concelhos da AMCAL

Mais de meia tonelada de pilhas usadas foi recolhida nos cinco concelhos que compõem...

Ambilital investe 6,25 milhões de euros na valorização de biorresíduos em Ermidas-Sado

A Ambilital vai investir 6.252.387,50 euros na reconversão, modernização e valorização de biorresíduos no...