InícioÚltimasBatalha das Linhas de...

Batalha das Linhas de Elvas é assinalada com homenagens, parada militar e exposições

O Exército Português, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas, assinala na próxima quarta-feira, 14 de janeiro, o 367.º aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, um dos confrontos decisivos da Guerra da Restauração e determinante para a consolidação da independência nacional.

As comemorações reúnem entidades civis e militares e têm como objetivo evocar a memória coletiva e o património histórico-militar da cidade de Elvas, praça-forte com um papel central na defesa do território português ao longo dos séculos.

Homenagem aos combatentes e evocação do General Ribafria

As cerimónias têm início com uma homenagem aos mortos em combate, junto ao Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, onde será efetuada a deposição de coroas de flores em memória dos que perderam a vida na defesa do território nacional.

Segue-se uma romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Ribafria, herói da Guerra da Restauração e comandante das forças de Cavalaria portuguesas na batalha. Neste momento solene será prestada guarda de honra e depositadas coroas de flores, reconhecendo o contributo deste militar para a vitória portuguesa.

Parada militar e exposição de viaturas históricas

O programa culmina com uma parada militar na Praça da República, em Elvas, que contará igualmente com uma exposição de veículos militares clássicos pertencentes ao Museu Militar de Elvas, permitindo à população e visitantes um contacto direto com o património histórico do Exército Português.

Museu Militar de Elvas com papel central na memória nacional

O Museu Militar de Elvas assume um papel central na preservação e divulgação da memória militar nacional, sendo atualmente o maior museu do género em Portugal. A sua existência assegura a continuidade da presença militar na cidade de forma ininterrupta há vários séculos, reforçando a ligação histórica entre Elvas e o Exército Português.

Instalado no Quartel do Casarão, datado de 1767, o museu reflete uma presença militar muito anterior, associada à importância estratégica de Elvas enquanto praça-forte raiana.

Dados, investimentos e projetos futuros

Com uma área expositiva coberta de cerca de 8.500 metros quadrados, o Museu Militar de Elvas apresenta 12 temáticas e um espólio de cerca de mil peças museológicas. O número de visitantes tem aumentado de forma consistente, tendo sido registadas 18.382 entradas ao longo de 2025.

Nos últimos anos foram realizados investimentos na modernização e segurança do espaço, com a implementação do Sistema Integrado de Controlo de Acessos e Videovigilância do Exército (SICAVE), sistemas de alarme contra intrusão e incêndio, requalificação das salas de exposição e a criação de uma nova temática dedicada aos “Motociclos do Exército Português”. O museu participou ainda em várias exposições temporárias em parceria com outras instituições em diferentes pontos do país.

Entre os projetos futuros está prevista a continuidade dos investimentos na área da segurança, o aumento da capacidade de exposição de viaturas museológicas, a aposta em novas tecnologias de divulgação de conteúdos e experiências imersivas, bem como a criação de uma loja moderna que permitirá manter o museu aberto ao público durante todo o dia.

Valorização de Elvas e da memória histórica

O Exército Português tem reafirmado o seu empenho em manter uma unidade militar em Elvas, reconhecendo o valor histórico, cultural e simbólico da cidade. A preservação do Museu Militar de Elvas contribui para a valorização do património nacional, para o turismo cultural e para a educação histórica das novas gerações.

As comemorações do 367.º aniversário da Batalha das Linhas de Elvas sublinham a importância da cidade e do seu Museu Militar enquanto referências da identidade histórica nacional e da memória coletiva.

Mais notícias

Festas em São Vicente e Ventosa decorrem de 12 a 17 de agosto com música, tradição e atividades

As Festas de Verão em Honra de Nossa Senhora do Rosário regressam à freguesia...

Elvas: Forte da Graça acolhe exposição de desenhos de José Pimenta

O Forte da Graça em Elvas, no distrito de Portalegre, tem patente ao público...

Politécnico de Portalegre lança concurso de 5,7 milhões para novo campus em Elvas

O Instituto Politécnico de Portalegre lançou um concurso público para a renovação e ampliação...

Elvas atrai investimento de 2,5 M€ para novo hotel de quatro estrelas

Um hotel de quatro estrelas, composto por 13 suítes, vai ser construído em Elvas,...

Presidente da ULS do Alto Alentejo critica iniciativa do PS, mas reconhece constrangimentos nas urgências

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo,...

Volta a Portugal regressa ao Alentejo com etapa de 180 quilómetros entre Beja e Elvas

A Volta a Portugal em Bicicleta de 2026 vai voltar a passar pelo Alentejo,...

Exército abre concurso para oficiais: Há colocações previstas no Alentejo

O Exército abriu um concurso externo para admissão de cidadãos à prestação de serviço...

Morreu Leonel Brito, cineasta e fundador da Cinequanon, aos 85 anos em Elvas

O cineasta Leonel Brito, realizador de obras como “Colónia e Vilões” e “Gente do...

Orquestra Ligeira do Exército dá concerto gratuito em Estremoz nas comemorações dos 100 anos da cidade

A Orquestra Ligeira do Exército vai atuar em Estremoz no dia 18 de julho...