A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe esta quinta-feira, 10 de setembro, a partir das 18h00, um Encontro Local de Cidadania centrado na participação dos jovens e na reflexão sobre os direitos e deveres cívicos.
A sessão integra o Roteiro da Cidadania da iniciativa “Ponto de Encontro | Cidadania ao Serviço de Portugal” e terá como orador convidado o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas.
Serviço militar e cidadania em debate
Promovido pela Associação Viriatos.14, o encontro pretende reunir cidadãos, jovens, escolas, autarquias, instituições e organizações da sociedade civil para debater temas relacionados com a cidadania nacional.
O primeiro ciclo do projeto é dedicado ao tema “Serviço Militar/Cidadania” e aborda questões como o serviço ao país, a participação dos jovens, a Defesa Nacional, a coesão social e a preparação coletiva perante situações de crise.
A sessão em Elvas inclui a apresentação da iniciativa, momentos de reflexão e diálogo e a recolha de contributos dos participantes. A organização pretende dar particular atenção às preocupações, expectativas e propostas dos jovens sobre o futuro do país.
Contributos serão entregues aos órgãos de soberania
As propostas recolhidas nos encontros realizados em diferentes pontos do território nacional serão organizadas num documento-síntese, que será posteriormente apresentado aos órgãos de soberania.
O Município de Elvas associa-se à iniciativa, que procura promover a participação cívica, o diálogo entre gerações e o envolvimento da comunidade em temas de interesse nacional.
A participação no Encontro Local de Cidadania é gratuita e aberta à comunidade.
















