Autocaravanismo, cada vez mais uma tendência turística…

O paradigma turístico está sempre em constante evolução e são várias as opções que são escolhidas pelo turista que visita o Alentejo. Há quem escolha os percursos turísticos tradicionais e há quem opte pela nova tendência turística de undertourism (subturismo em português), ou seja, a descoberta de destinos fora das principais rotas turísticas.

Esta nova forma de viajar, pretende minimizar os efeitos negativos do sobreturismo nas grandes cidades. Pequenas cidades, vilas ou localidades, são uma alternativa relaxante à confusão das grandes cidades e oferecem experiências de viagem que prometem não desapontar.

A própria OMT, a Organização Mundial de Turismo, coloca esta prática em primeiro lugar na lista de medidas sugeridas para mitigar o fenómeno do excesso de turismo.

Viajar para estes destinos onde reina a calma, é também uma forma de os ajudar. Consumir produtos locais ajuda a preservar tradições, desenvolve a economia local e ajuda também a manter a autenticidade destes destinos.

Em linha com esta nova tendência, a Indie Campers, empresa líder no aluguer de autocaravanas na Europa, impõe-se como um dos principais impulsionadores deste movimento, “Um dos factores para o acelerado crescimento do turismo em autocaravana nos últimos anos está muito ligado a esta tendência. Cada vez mais as pessoas procuram destinos diferentes dos clássicos destinos turísticos para que se sintam livres e possam relaxar, longe do stress e da confusão das grandes cidades. A Indie Campers veio permitir exactamente isso. Uma viagem sem limitações e com oportunidade de descobrir todos estes tesouros escondidos” afirma Hugo Oliveira, CEO da Indie Campers.

Recordamos em 2019 vários municípios do Alentejo assinaram contratos de financiamento da Linha de Apoio à Valorização do Turismo Interior, do Turismo de Portugal à Rede de Apoio ao Auto-caravanismo, ou seja, vários municípios alentejanos passam a dispor de parques e estações de serviço para autocaravanas.