Almodôvar cria Centro de Recursos Interativos e Educativos

Educação em Almodôvar

A Câmara de Almodôvar, no distrito de Beja, anunciou hoje a criação de um espaço educativo com equipamentos interativos, que irá também apoiar jovens com dificuldades de aprendizagem através de terapias específicas.

O Centro de Recursos Interativos e Educativos de Almodôvar (CRIE’A) está instalado no Fórum Cultural desta vila alentejana e pretende “conjugar” saber com novas tecnologias e “terapias individualizadas ou em grupo”, refere a autarquia em comunicado.

Segundo o município, o novo espaço conta com impressoras de duas e três dimensões, assim como equipamentos de robótica e realidade virtual, disponibilizando ainda um painel interativo, para promover “momentos de experimentação, aprendizagem e partilha”.

De acordo com o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota (PS), citado no comunicado, este projeto permite “a disponibilização de meios digitais” que acabam por “complementar e acrescentar mais-valias à educação tradicional”.

Uma das valências do CRIE’A será o apoio a crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem, recorrendo a “terapias específicas”, estando também prevista em breve uma componente de preservação ambiental.

Citada na nota, a vereadora Ana Carmo, responsável pelo pelouro da educação na Câmara de Almodôvar, revelou que este trabalho será “desenvolvido por uma equipa multidisciplinar”.

A eleita disse ainda que esta equipa será “composta por técnicos de áreas distintas da educação, como psicologia, ciências da educação, terapia ocupacional, terapia da fala, psicomotricidade, educação especial e inglês”.

Ana Carmo acrescentou que esta resposta surgiu num momento em que é “fundamental preparar” a comunidade educativa “com competências de literacia digital”, assim como com “competências que, por via regular, não são adquiridas”.

A instalação do CRIE’A representou um investimento total de 381 mil euros.

O projeto foi comparticipado em 85% por fundos comunitários, através do programa operacional Alentejo 2020.