De forma a aumentar o contributo e intervenção nas áreas de abrangência e âmbitos do programa de saúde juvenil «Cuida-te +», pelo segundo ano consecutivo, o IPDJ volta a ter nos seus serviços novos Psicólogos, que se irão juntar aos/às restantes profissionais de saúde das equipas já existentes.
O IPDJ refere que conta “com mais dois profissionais do que no ano passado, altura em que 19 diplomados/as em Psicologia puderam realizar o Ano Profissional Júnior através deste programa.”
Os psicólogos vão prestar serviços nas atividades de atendimento personalizado, em Unidades Móveis ou em Gabinetes de Saúde Juvenil, e na promoção em literacia em saúde.
Estes profissionais irão atuar concretamente, no âmbito do aconselhamento psicológico nos Gabinetes de Saúde Juvenil e Unidades Móveis do Programa “Cuida-te +”.
“O aconselhamento psicológico versa sobre as quatro áreas do programa: saúde mental; saúde sexual e reprodutiva; comportamentos aditivos e dependências e alimentação e atividade física e desportiva” lê-se ainda em nota de imprensa enviada à nossa redação.
O Programa “Cuida-te +” tem como objetivo a promoção de saúde juvenil e dos estilos de vida saudável: aborda determinantes da saúde, como sejam o acesso aos cuidados de saúde, a literacia em saúde e estilos de vida saudável, a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a sexualidade; promove os fatores de proteção e a redução dos fatores de risco de doenças relacionadas com os estilos de vida junto da população-alvo.
O serviço prestado consiste num atendimento gratuito, anónimo e confidencial nas áreas de atuação do programa.