Urgência de Obstetrícia do Hospital de Portalegre encerrada entre 16 e 18 de agosto

A ULS Alto Alentejo recomenda às grávidas que contactem a Linha SNS 24, opção SNS Grávida, antes de procurarem qualquer serviço de urgência.

A Urgência de Obstetrícia do Hospital de Portalegre estará encerrada nos dias 16, 17 e 18 de agosto, anunciou a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo.

A decisão deve-se à «impossibilidade de assegurar as escalas médicas necessárias ao seu funcionamento», segundo o comunicado divulgado pela ULS Alto Alentejo.

A unidade de saúde garante estar a articular, em rede, a resposta assistencial necessária para assegurar a segurança e a continuidade dos cuidados às utentes que necessitem de acompanhamento urgente na área da obstetrícia.

SNS 24 deve ser contactado antes da deslocação

A ULS Alto Alentejo recomenda que todas as grávidas contactem a Linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, antes de se dirigirem a qualquer serviço de urgência.

As utentes devem selecionar a opção «SNS Grávida», onde serão avaliadas e orientadas para a resposta mais adequada à situação clínica. A linha constitui, segundo a ULS, «a via recomendada para assegurar o encaminhamento atempado e seguro das utentes».

Nas situações de emergência, deverá ser contactado o número 112.

O comunicado não especifica quais os hospitais ou serviços alternativos para onde as utentes poderão ser encaminhadas durante o período de encerramento, indicando apenas que a resposta está a ser articulada em rede.

A ULS Alto Alentejo lamenta os constrangimentos causados e agradece a compreensão dos utentes, reafirmando o compromisso com a prestação de cuidados de saúde «de qualidade e em segurança».

Mais notícias

Diretor-geral do Armamento vê no IPG oportunidade de emprego qualificado para Portalegre

O diretor-geral do Armamento e Património da Defesa Nacional, António Baptista, considera que o...

Presidente da CIMAA quer que Industrial Portugal Gateway beneficie os 15 concelhos do Alto Alentejo

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Joaquim Diogo, defendeu que os...

Câmara de Portalegre saúda escolha da cidade para arranque do Industrial Portugal Gateway

A Câmara Municipal de Portalegre saudou a escolha da cidade como primeiro território de...

Luso Defense Group quer atrair produção Portalegre: “Não queremos simplesmente importar produtos acabados”

A Luso Defense Group quer atrair para Portugal empresas das áreas da defesa, segurança...

Tiago Braga anuncia que empresa de drones da Malásia poderá instalar-se em Portalegre e que feira da defesa chega em 2027

Uma empresa da Malásia ligada à produção de drones poderá instalar-se no distrito de...

Industrial Portugal Gateway apresentado em Portalegre para atrair empresas da defesa (c/fotos)

O Industrial Portugal Gateway (IPG) foi apresentado esta sexta-feira, 25 de setembro, em Portalegre....

Universidade Politécnica de Portalegre quer captar 23ME de fundos europeus para investigação

A Universidade Politécnica de Portalegre (UPP) está a preparar a submissão de sete candidaturas...

Alentejo tinha mais de 65 mil cidadãos estrangeiros residentes no final de 2025

O Alentejo registava, no final de 2025, 65.238 cidadãos estrangeiros residentes, considerando os 47...

Projeto artístico “Invisible” passa por Portalegre, Juromenha, Vila Viçosa e Elvas

O projeto artístico “Invisible. Intervenciones efímeras en la Raya hispano-lusa”, da autoria de Carmen...