O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Joaquim Diogo, defendeu que os investimentos atraídos pelo Industrial Portugal Gateway (IPG) devem criar oportunidades nos 15 concelhos da região, mesmo que cada empresa se instale apenas num deles. A posição foi transmitida esta sexta-feira, 25 de setembro, durante a apresentação do projeto em Portalegre.
Segundo Joaquim Diogo, uma unidade industrial localizada em Portalegre ou noutro concelho “pode e deve gerar oportunidades para todo o Alto Alentejo”. O responsável apontou o fornecimento de bens e serviços por empresas da região, a criação de emprego e a formação de trabalhadores entre os possíveis efeitos dos investimentos.
Empresas da região podem integrar cadeias de fornecimento
“O Alto Alentejo quer investimento”, afirmou o presidente da CIMAA. Joaquim Diogo acrescentou que a região procura empresas que criem postos de trabalho, tragam conhecimento e tecnologia e estabeleçam relações com o tecido empresarial existente.
Na sua perspetiva, o IPG poderá abrir novas oportunidades às pequenas e médias empresas e aproximá-las das instituições de ensino superior e dos centros de investigação. Para isso, defendeu que a atração de projetos industriais deve ser acompanhada pela melhoria dos acessos, das infraestruturas empresariais e da conectividade digital.
Joaquim Diogo associou também a chegada de empresas à possibilidade de reter jovens qualificados no Alto Alentejo. O objetivo, afirmou, é criar condições para que possam estudar, trabalhar e construir o seu futuro na região.
CIMAA disponível para articular os municípios
O presidente da comunidade intermunicipal manifestou disponibilidade para apoiar a articulação entre os 15 municípios, as empresas, a administração central e as instituições de ensino. Defendeu que as diferentes condições oferecidas por cada concelho podem ser consideradas na procura de localizações para os projetos.
Joaquim Diogo ressalvou, contudo, que a apresentação do IPG marca apenas o início desse trabalho. “A partir de agora, o desafio será concretizá-la”, afirmou, referindo-se à ambição de transformar o interesse das empresas em atividade industrial no Alto Alentejo.
O Industrial Portugal Gateway é promovido pela Luso Defense Group, com a NERPOR como parceira territorial. O projeto pretende apoiar a instalação e o desenvolvimento, em Portugal, de empresas ligadas à defesa, segurança, tecnologias de dupla utilização e indústria avançada, tendo Portalegre como primeiro território de implantação.
















