Elvas lança concurso de 1M€ para reabilitar Paiol de Santa Bárbara

Edifício será integrado no circuito turístico do Castelo de Elvas e deverá acolher um centro interpretativo, uma galeria e uma sala para eventos

A Câmara Municipal de Elvas lançou um concurso público para a reabilitação do Paiol de Santa Bárbara, num investimento com um preço base de 1.029.671,49 euros, acrescido de IVA.

O procedimento prevê um prazo de execução de 450 dias e conta com financiamento de fundos da União Europeia.

A intervenção pretende recuperar o edifício histórico situado no Baluarte de Santa Bárbara, junto ao Castelo de Elvas, e integrá-lo no atual circuito turístico daquele monumento.

O projeto contempla a criação do Centro Interpretativo da Batalha das Linhas de Elvas, além da adaptação do antigo armazém militar para funcionar como galeria e sala de eventos, com uma área útil próxima dos 170 metros quadrados.

Novo percurso vai ligar o paiol ao Castelo de Elvas

A área total de intervenção abrange cerca de 4.155 metros quadrados, enquanto o espaço delimitado pelos muros de proteção do paiol tem uma área de implantação de aproximadamente 698 metros quadrados.

Está prevista a criação de uma passagem pedonal acessível entre o Paiol de Santa Bárbara e o Castelo de Elvas, permitindo que o edifício passe a integrar o complexo turístico e o circuito de visitas já existente.

No interior, o projeto inclui uma zona de receção com 24,66 metros quadrados, instalações sanitárias, uma instalação sanitária adaptada a pessoas com mobilidade condicionada, a galeria e sala de eventos e um pátio com 67,30 metros quadrados.

Para ultrapassar as diferenças de cota existentes no edifício, serão instaladas estruturas metálicas autoportantes e rampas, sem fixações permanentes nas paredes históricas. A solução pretende permitir a circulação de visitantes e preservar os pavimentos e outros elementos existentes.

Projeto prevê recuperação de coberturas, paredes e abóbadas

O documento consultado pelo Jornal ODigital.pt identifica vários sinais de degradação no Paiol de Santa Bárbara, entre os quais fissuras nas paredes, humidade, deterioração dos rebocos, problemas de drenagem e desgaste da cobertura.

O documento refere ainda a existência de telhas deslocadas ou partidas, infiltrações e fissuras nas abóbadas interiores, situações que podem comprometer a conservação do imóvel.

A empreitada deverá incluir a recuperação e impermeabilização da cobertura, o tratamento da humidade, a reparação das paredes e abóbadas e a instalação das infraestruturas necessárias à utilização pública do espaço.

O projeto privilegia a utilização de materiais compatíveis com a construção existente, incluindo pedra, tijolo, madeira, telha de barro e argamassas de cal. Os elementos originais, como portas, janelas e pavimentos cerâmicos, deverão ser preservados ou recuperados sempre que o seu estado de conservação o permita.

Edifício foi depósito de munições e picadeiro

O Paiol de Santa Bárbara começou a ser construído no século XVII e foi reformulado nos séculos XVIII e XIX. O edifício, também conhecido no século XIX como “Caza das Bombas”, foi utilizado para armazenamento de munições e material militar.

Localizado no interior do Baluarte de Santa Bárbara, foi concebido com paredes espessas e uma cobertura preparada para resistir a explosões e ataques.

Em 1926, o imóvel passou a ser utilizado pelo Grupo de Artilharia a Cavalo n.º 1, tendo o antigo armazém sido transformado num picadeiro interior. O grupo foi extinto em 1938 e o edifício manteve grande parte dessa configuração nas décadas seguintes.

A proposta de reabilitação prevê conservar alguns testemunhos desta fase, incluindo uma estrutura de proteção construída junto às paredes durante a utilização do espaço para atividades de equitação.

O Paiol de Santa Bárbara integra o património militar de Elvas e encontra-se inserido no conjunto histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Mais notícias

Pestana prevê iniciar em setembro novo empreendimento com 236 apartamentos em Porto Covo

O Pestana Hotel Group prevê iniciar em setembro de 2026 as obras do Pestana...

Morreu Carlos Portas, antigo secretário de Estado natural de Vila Viçosa

Carlos Alberto Martins Portas, professor catedrático, engenheiro agrónomo e antigo secretário de Estado da...

Câmara de Ponte de Sor lança concurso de 1,35M€ para criar oito habitações em prédio devoluto de Galveias

A Câmara Municipal de Ponte de Sor lançou um concurso público, com um preço-base...

Castro Verde: Casével tem novo posto médico de quase 260 mil euros

O novo Posto Médico de Casével, no concelho de Castro Verde, distrito de Beja,...

Autarca de Beja satisfeito por interesse público de futura fábrica de aviões militares

O presidente da Câmara de Beja manifestou hoje satisfação pelo reconhecimento público do interesse na instalação...

Campo Maior: DGADR lança concurso de 3,64 milhões para estação elevatória da Rede do Xévora

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou um concurso público, com o...

Obra de impermeabilização do Centro Cultural de Alvito está concluída

A empreitada de impermeabilização do terraço do Centro Cultural de Alvito está concluída, anunciou...

Nisa lança empreitada para remover fibrocimento e corrigir infiltrações dos blocos A e D do Centro Escolar

O Município de Nisa abriu um concurso público, com um preço base de 144.375,77...

Mau tempo: Mourão exige obras urgentes da IP em talude que abateu na EN256

O presidente da Câmara de Mourão, no distrito de Évora, João Fortes, reivindicou obras...