A Autoridade Marítima Nacional registou uma vítima mortal no Alentejo no balanço relativo ao período entre 1 de maio e 30 de junho, divulgado no âmbito do acompanhamento da época balnear de 2026.
Segundo os dados divulgados, o caso ocorreu no dia 7 de junho, nas Azenhas do Guadiana, no concelho de Mértola, tendo a possível causa de morte sido um afogamento e aconteceu numa zona classificada pela Autoridade Marítima Nacional como “outras zonas marítimas não vigiadas”.
Balanço nacional aponta para oito vítimas mortais
A ocorrência registada em Mértola integra o balanço nacional da Autoridade Marítima Nacional, que contabiliza oito vítimas mortais em praias portuguesas e zonas sob a sua jurisdição entre 1 de maio e 30 de junho.
De acordo com a Autoridade Marítima, quatro mortes tiveram como causa provável afogamento e quatro foram atribuídas a doença súbita.
Do total de vítimas mortais, duas ocorreram em praias marítimas vigiadas, quatro em praias marítimas que, à data dos acidentes, ainda se encontravam fora do período de vigilância balnear, e duas em outras zonas marítimas não vigiadas.
Autoridade Marítima registou 376 salvamentos
No mesmo período, a Autoridade Marítima Nacional registou 376 salvamentos e 492 ações de primeiros socorros nas praias portuguesas.
Nas praias marítimas vigiadas foram contabilizadas duas vítimas mortais: uma na Praia do Peneco, por afogamento, e outra na Praia de São Rafael, por doença súbita.
Em outras zonas marítimas não vigiadas, além do caso registado nas Azenhas do Guadiana, em Mértola, foi contabilizada uma morte na Lagoa de Albufeira Interior, em Sesimbra, atribuída a doença súbita.
Já nas praias marítimas fora do período de vigilância balnear à data dos acidentes foram registadas quatro vítimas mortais, nas praias do Molhe Leste, Dragão Vermelho, Bitetos e Ourigo.

















