InícioAlentejoAlto AlentejoReciclete já passou por...

Reciclete já passou por 11 escolas do Alto Alentejo e sensibilizou cerca de 800 crianças

Iniciativa da CIMAA levou literacia ambiental a alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo, através de ações interativas sobre sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos.

A iniciativa “O Reciclete Vai à Escola” já percorreu 11 estabelecimentos de ensino do Alto Alentejo, envolvendo cerca de 800 crianças em ações de sensibilização ambiental.

Promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), no âmbito do Plano de Educação Ambiental Intermunicipal, a ação é dirigida à comunidade escolar do ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, tendo como objetivo capacitar os alunos para os desafios ambientais atuais e para as suas consequências futuras.

Através de um jogo dinâmico dedicado à temática do ambiente, as crianças foram desafiadas a testar conhecimentos e a identificar práticas ambientais que podem aplicar no dia a dia, nomeadamente nas áreas da economia circular, preservação dos recursos naturais e correta gestão de resíduos.

Segundo a CIMAA, a promoção da literacia ambiental desde cedo pretende contribuir para que as próximas gerações do Alto Alentejo cresçam com maior consciência sobre a proteção do património natural da região.

A comunidade intermunicipal destaca ainda o envolvimento dos alunos, professores e auxiliares nas ações já realizadas, considerando que estas iniciativas contribuem para a partilha de conhecimento e para o desenvolvimento sustentável do território.

A iniciativa deverá regressar às escolas no próximo ano letivo.

Mais notícias

Santiago do Cacém e Sines assinam protocolo para reforçar educação ambiental nas Lagoas de Santo André e da Sancha

Os municípios de Santiago do Cacém e Sines, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento...

Associação mede qualidade do ar em aldeia do Alentejo afetada por alegada poluição de fábrica

Uma associação começou a medir diariamente a qualidade do ar numa aldeia do concelho...

Projeto para nova mina subterrânea em Aljustrel entra em consulta pública

O projeto de construção e exploração de uma nova mina subterrânea no concelho de...

Ministro alerta que os processos burocráticos e judiciais na Barragem do Pisão vão sair caros aos contribuintes

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, apontou a Barragem do Pisão,...

Ministra destaca evolução no acesso às praias de Grândola e pede intervenção na Galé-Fontaínhas

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, destacou a evolução dos...

Mais de 13 milhões de crianças não foram vacinadas em 2025 – relatório

Mais de 13 milhões de crianças não foram vacinadas em 2025 no mundo, o...

CIMAA integra 15 sapadores florestais nos quadros e reforça prevenção de incêndios

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) integrou nos seus quadros, através de contratos...

Recolha seletiva de embalagens cresce apenas 0,9% e deixa Portugal longe das metas da reciclagem

O ritmo de crescimento da recolha seletiva de embalagens em Portugal abrandou significativamente no...

Resialentejo amplia instalações de canil e gatil em Beja

A empresa intermunicipal Resialentejo, com sede em Beja, vai avançar com a ampliação das...