InícioAlentejoAlentejo CentralPresidente da CIMAC: «Ganhar...

Presidente da CIMAC: «Ganhar é fundamental, praticar desporto é decisivo»

A 19.ª Gala do Desporto do Alentejo Central distinguiu mais de 120 atletas, equipas e clubes numa cerimónia realizada em Vila Viçosa.

A 19.ª Gala do Desporto do Alentejo Central distinguiu este sábado mais de 120 atletas, equipas e entidades da região, numa cerimónia realizada no Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, que reuniu representantes dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

A iniciativa reconheceu os resultados alcançados durante a época desportiva 2024/2025 em mais de duas dezenas de modalidades, premiando atletas, equipas, clubes e instituições que se destacaram em competições nacionais e internacionais.

O presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, Carlos Zorrinho, classificou a gala como «uma grande festa» do desporto regional, salientando que o evento representa simultaneamente «um ponto de chegada» e «um ponto de partida». Segundo o responsável, a cerimónia reconhece os atletas e instituições distinguidos, mas pretende também reforçar a dinâmica desportiva no território.

«A prática desportiva é fundamental a todos os níveis, para o desenvolvimento de um território, ao nível da inclusão, da coesão, da saúde e da criação de espírito de comunidade», afirmou Carlos Zorrinho, acrescentando que a gala celebra «um ano de saudável competição no nosso território e para além dele».

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, destacou a importância de acolher a cerimónia no concelho, sublinhando que a receção da gala faz parte do espírito de cooperação existente entre os municípios da região.

«É uma honra e é uma obrigação. Todos os municípios recebem esta gala, que vai rodando pelos vários concelhos. Recebemo-la com todo o gosto», referiu o autarca, que aproveitou para felicitar os homenageados pelos resultados alcançados ao longo da época.

Desporto como exemplo para os mais jovens

Durante a cerimónia, Carlos Zorrinho destacou o papel dos atletas distinguidos enquanto exemplos para as gerações mais novas, considerando que o impacto do desporto vai além dos resultados competitivos.

«Há talento no desporto do Alentejo Central, mas mais importante do que isso é o facto desse talento atrair muitas outras pessoas. Estes ganharam, mas houve muita gente que competiu e não ganhou. Nas suas terras, nas suas famílias e comunidades, vão atrair outros jovens para também praticarem desporto», afirmou.

O responsável alertou ainda para a importância da atividade física numa sociedade cada vez mais marcada pelo sedentarismo, considerando que a prática desportiva continua a ser um fator de inclusão e promoção da saúde.

Também Inácio Esperança considerou que o elevado número de jovens distinguidos constitui um sinal da vitalidade do movimento desportivo regional.

«Para além de ser um incentivo, é uma prova de vitalidade e uma prova da competência do nosso distrito», afirmou o autarca, acrescentando que os atletas homenageados representam «um ano de muito trabalho, esforço e conquistas».

O presidente da Câmara de Vila Viçosa destacou ainda o papel das famílias no percurso dos atletas, recordando que muitos dos resultados alcançados resultam de anos de dedicação e sacrifício pessoal.

«Quando estas pessoas conquistam, é o Alentejo que conquista, é Portugal que conquista. Muitas das pessoas que hoje são homenageadas tiveram muito trabalho e muitos sacrifícios pessoais e familiares para chegar aqui», sublinhou.

Prémios especiais em destaque

Entre as distinções atribuídas durante a gala, o Prémio Gala do Desporto do Alentejo Central foi entregue à atleta Raquel Cabaço, do Clube Raquel Cabaço.

O Prémio Carreira distinguiu João Ferrão, da Associação de Atletismo de Évora, enquanto a Menção Honrosa foi atribuída ao Lusitano de Évora.

Já o Prémio Ética Desportiva distinguiu Duarte Papança, Alexandre Carapeta e Paulo Guerra, ligados ao Clube de Futebol de Estremoz.

Na categoria de Clube do Ano, a distinção foi atribuída ao Clube Stone Boys, enquanto o Prémio Formação Desportiva foi entregue ao Clube de Tiro de Vendas Novas.

Recorde todos os vencedores

Mais notícias

Programa para respostas sociais abre candidaturas com verbas destinadas a territórios de baixa densidade

O Governo abriu uma nova fase de candidaturas ao Programa de Celebração ou Alargamento...

Turismo de Portugal e Fundação INATEL lançam programa para promover turismo inclusivo e acessível

O Turismo de Portugal e a Fundação INATEL apresentaram o Programa Origens Solidário, uma...

PSP deteve seis pessoas no distrito de Portalegre numa semana

A PSP deteve seis pessoas no distrito de Portalegre entre os dias 20 e...

PSP leva operação «Armas em Segurança» a Sines para apoiar regularização de armas de fogo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai realizar, na próxima quarta-feira, 29 de julho,...

Alandroal: Piscina Municipal encerrada após deteção de bactérias na água, sem previsão de reabertura

A Piscina Municipal de Alandroal permanece encerrada por tempo indeterminado depois de análises à...

Autarca de Arronches defende gastronomia como motor do desenvolvimento económico de Arronches

A gastronomia deve ser encarada como um instrumento de desenvolvimento económico e territorial, capaz...

Tiago Saramago, nadador estremocense, bate recorde regional e termina em oitavo no Nacional

O nadador Tiago Saramago, do Clube de Futebol de Estremoz, terminou no oitavo lugar...

Câmara de Castelo de Vide avança com expropriação «urgente» de parcelas para conduta à ETA de Póvoa e Meadas

O Município de Castelo de Vide declarou a utilidade pública, com caráter de urgência,...

Alentejo vai criar estratégia integrada para a gastronomia e quer ser a primeira região do país a fazê-lo

O Alentejo vai avançar com a criação de uma estratégia integrada para a gastronomia...